publicidade

Restos de aviões americanos abatidos na 2ª Guerra Mundial são encontrados

28/02/2020 às 10:572 min de leitura

Como resultado do Projeto Recover, plano norte-americano sem fins lucrativos de, em colaboração com outros pesquisadores e exploradores, coletar e descobrir vestígios de arquivos perdidos durante a Segunda Guerra Mundial, três aviões abatidos durante o conflito foram descobertos no território de Chuuk, na Micronésia, datados do embate entre as forças americanas e o exército japonês no Pacífico oriental.

“Nossa pesquisa incluiu narrativas históricas de testemunhas oculares de relatórios militares oficiais, documentos de missão, mapas, imagens da batalha e entrevistas com moradores locais. Esse esforço estreitou as áreas de busca em potencial para aeronaves específicas e motivou as expedições”, disse Colin Colbourn, da Universidade de Delaware, em nota oficial no site da universidade.

Segundo informações colhidas, as aeronaves foram ativadas em 1944 pelos Estados Unidos da América como plano da "Operação Hailstone", que buscava atacar e desabilitar as bases navais japoneas localizadas nos Estados Federados da Micronésia, conhecido na época como Lagoa Truk. O envio das forças norte-americanas, por fim, acabou por resultar em uma essencial vitória da maior potência mundial contra a fortificação, historicamente chamada de “Gibraltar do Pacífico”.

https://www.ctvnews.ca/sci-tech/wreckage-of-lost-u-s-planes-from-wwii-found-in-pacific-ocean-1.4824515
(Fonte: CNN/Reprodução)

Apesar da conquista territorial, os custos de vida para o conflito foram altos, com inúmeros casos de desaparecimentos registrados até os dias atuais, sem respostas sobre o que houve com diversas famílias durante o confronto. Além disso, é estimado que cerca de 250 aviões japoneses e 50 navios tenham sido abatidos, sendo impossível contabilizar o número de vítimas do exército do Japão.

Quanto aos norte-americanos, a batalha do Pacífico culminou em mais de 40 militares mortos e mais de 20 aeronaves destruídas.

“Embora a descoberta desses sites seja emocionante e validadora, esses sentimentos são misturados às emoções dos sacrifícios feitos por esses membros do serviço e suas famílias na proteção de nossas liberdades”, disse Mark Moline, co-fundador do Project Recover e diretor da Escola de Ciências e Políticas Marinhas da Universidade de Delaware.

https://www.foxnews.com/science/us-wwii-bombers-missing-for-76-years-discovered-in-pacific-lagoon
(Fonte: Bob Hess/Reprodução)

Segundo registrado pelas informações oficiais apresentadas sobre o caso, os aviões identificados foram dois bombardeiros de mergulho SBD-5 Dauntless e um bombardeiro torpedeiro TBM/F-1 Avenger, descobertos entre 100 a 250 pés de profundidade do Pacífico, em colaboração com a Scripps Institution of Oceanography.

Atualmente, as pesquisas estão buscando identificar as vítimas dos aeroplanos.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: