publicidade

Quadro raro de van Gogh será exibido ao público pela primeira vez

03/03/2021 às 08:002 min de leitura

O pintor holandês Vincent van Gogh tem uma série de obras clássicas e mundialmente reconhecidas, incluindo "A Noite Estrelada", autorretratos com a orelha enfaixada e cenas de natureza-morta. Mas o artista também produziu outras pinturas que, por diferentes motivos, não são acessíveis ao público.

Uma dessas obras em breve fará uma rara exibição. Trata-se de "Scène de rue à Montmartre" ("Cena de uma rua em Montmartre", em tradução livre para o português), uma pintura que mostra o cotidiano de uma cidade rural francesa e marca uma importante fase da vida do pintor.

O contexto

"Scène de rue à Montmartre" foi pintado na primavera de 1887, no período em que Vincent foi morar em Paris por dois anos com o irmão, Theo.

A pintura retrata um casal caminhando, enquanto duas crianças observam algo no chão. Ela traz tons mais coloridos do que obras da fase anterior de van Gogh, além de influências notáveis de outros pintores do Impressionismo — um indicativo de que o artista estava feliz ao habitar a região e estar junto do irmão.

"Scène de rue à Montmartre""Scène de rue à Montmartre"

O moinho retratado ao fundo na pintura ficou famoso na região, mas não era mais utilizado desde o final do século XIX e foi destruído em um incêndio.

A exibição

"Scène de rue à Montmartre" fará parte de três exibições públicas. Primeiro, ele será mostrado em Amsterdã, na Holanda, entre os dias 1º e 3 de março. Depois, o quadro vai para Hong Kong (entre os dias 9 e 12 de março) e termina a "turnê" em Paris, entre os dias 16 e 23 de março.

Montmartre.Montmartre.

O quadro é considerado raro não apenas por ser um original de van Gogh, mas principalmente por ser uma das poucas obras dessa fase do artista, que concentra cerca de 200 pinturas, que não se encontra em museus de relevância internacional.

A obra faz parte da coleção privada de uma rica família de origem francesa há pelo menos um século, porém está prestes a mudar de dono e ser colocada para leilão na capital francesa. 

Autorretrato de Van GoghAutorretrato de Van Gogh

Ele será colocado à venda somente no final de março de 2021, mas a casa de leilões Sotheby já estima que a pintura tenha um valor aproximado de até US$ 9,8 milhões.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: