A demonização dos cátaros e outras curiosidades sobre o catarismo

18/03/2021 às 04:002 min de leitura

O período entre os séculos XI e XIII foi marcado pelas cruzadas. No entanto, nem todas foram realizadas contra pessoas que não acreditavam em Cristo. A chamada Cruzada Albiense teve início no ano de 1209, a mando do papa Inocêncio III, que se incomodou com uma nova religião que ganhava força na época: o catarismo.

Esse grupo também se considerava cristão, por mais que tivessem inúmeras divergências com o catolicismo. Confira 5 curiosidades sobre eles:

1 - Influências de outros grupos

Os cátaros têm origem no sul da França, na região autônoma de Languedoc. Contaram com influências de grupos ainda mais antigos, em especial do Bogomilismo, que surgiu da união dos paulicianos com um padre chamado Bogomilo.

A ideia mais característica do grupo era a crença de que o Deus que criou a matéria não era o mesmo que havia criado o mundo espiritual. Outra ideia pregada era a da igualdade social. 

A religião foi muito influenciada por um dos grupos cristãos que surgiram nos primeiros séculos após a morte de Cristo: os maniqueístas. Fundada pelo persa Mani, que nasceu por volta do ano 227 na região do atual Iraque, a congregação passou a adotar conceitos de outras religiões, em especial o zoroastrismo, o budismo, o judaísmo e o hinduísmo. Assim, passou a difundir a ideia de um mundo dividido entre o bem e o mal.

(Wikimedia Commons/Reprodução)(Wikimedia Commons/Reprodução)

2 - Características

Os cátaros seguiam apenas o Novo Testamento da Bíblia. Ainda assim, não acreditavam que Jesus fosse filho de Deus, mas pregavam que ele seria um grande profeta.

Da mesma forma que os maniqueístas e bogomilos, acreditavam em um deus bom, responsável pela criação do mundo espiritual, e em um mau, que teria dado origem à matéria. 

Outra característica sobre o catarismo é que os sacerdotes podiam ser homens ou mulheres. Os seguidores eram denominados crentes, enquanto aqueles que simpatizavam com a doutrina, mas não a praticavam, eram chamados ouvintes. 

Além disso, os cátaros tinham como princípio viver com simplicidade e pureza.

(Wikimedia Commons/Reprodução)(Wikimedia Commons/Reprodução)

3 - Único sacramento

Diferente do Catolicismo, que considerava necessário que seus seguidores cumprissem sete sacramentos, o catarismo pregava apenas um, o consolamentum, que reunia o batismo, a ordenação e a extrema-unção. Eles não realizavam missas por considerarem a transformação do pão na carne de Cristo como algo inadequado.

Esse foi um dos principais fatores que incomodaram o papa Inocêncio III, já que, rejeitar a cerimônia, era considerado uma heresia grave.

Papa Inocêncio III (Wikimedia Commons/Reprodução)Papa Inocêncio III (Wikimedia Commons/Reprodução)

4 - Fogueira

Na época em que se deu a Cruzada Albigense, havia regiões em que cátaros, muçulmanos e membros de ordens de cavalaria como os Templários viviam em paz, como no território da Provença Francesa. Muitos cátaros conseguiam abrigo nas casas de templários e escapavam da perseguição da Igreja, que enviava os considerados hereges à fogueira.

Durante a perseguição, muitas pessoas, incluindo crianças, foram mortas, já que se acreditava que, somente assim, suas almas poderiam ser salvas.

(Wikimedia Commons/Reprodução)(Wikimedia Commons/Reprodução)

5 - O fim das perseguições

As perseguições tiveram fim apenas em 1229, com a realização de um acordo de paz. Contudo, pouco depois, veio a inquisição, restaurando a perseguição contra os seguidores do catarismo.

A última ação militar ocorreu em 1243. O último sacerdote, Guillaume Bélibaste, foi morto em 1321, enquanto se escondia na Espanha.

(Wikimedia Commons/Reprodução)(Wikimedia Commons/Reprodução)


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: