Quais são as funções do Exército Brasileiro?

29/04/2021 às 12:002 min de leitura

O Exército Brasileiro é uma organização importante na história do país, presente tanto em acontecimentos marcantes do passado quanto em fatos recentes e significativos. Mas você sabe porque ele existe? Conhecer suas funções e sua organização é imprescindível para entender também o funcionamento do Brasil. 

Em resumo, o Exército é responsável pela defesa do território nacional e manutenção da ordem. Ele constitui uma das três Forças Armadas do Brasil — as outras duas são a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira. Todas elas compõem o Ministério da Defesa.

Quando e como surgiu o Exército no Brasil? 

Exército brasileiro surgiu a partir do desenvolvimento do Estado brasileiro. (Fonte: Unsplash)Exército brasileiro surgiu a partir do desenvolvimento do Estado brasileiro. (Fonte: Unsplash)

A primeira formação do Exército Brasileiro foi em 1648, quando aconteceram as invasões holandesas no Nordeste do país, no movimento que ficou conhecido como Batalha dos Guararapes. 

Ao longo da sua história, a instituição foi decisiva em vários fatos históricos, a começar pela independência do país diante de Portugal, em 1822. Depois disso, esteve presente tanto em revoltas internas (Cabanagem, Balaiada e Guerra dos Farrapos) quanto conflitos internacionais (Guerra do Paraguai e Segunda Guerra Mundial). 

Um dos maiores marcos relacionados ao Exército é o Golpe de Estado de 1964, que o colocou no comando do Brasil até 1985. Mas com a Constituição de 1988, em vigor até hoje, esse poder foi extinto.

Afinal, o que o Exército faz?

Exército se divide entre regiões e funções. (Fonte: Pexels)Exército se divide entre regiões e funções. (Fonte: Pexels)

É comum imaginar militares em grandes guerras e conflitos armados. No entanto, a atuação é tão abrangente que exige uma organização tão complexa quanto. Confira as principais funções do Exército: 

1. Preparação para guerras

A principal atuação do Exército se dá em conflitos do país. Mas, durante tempos de paz, as tropas preparam-se para a convocação em possíveis guerras, desenvolvendo suas habilidades de combate.

2. Defesa das fronteiras

Como a defesa do território nacional é função do Exército, os militares que o compõem se unem à Força Aérea na fiscalização das fronteiras do país, evitando possíveis invasões.

3. Missões sociais

Parte da atuação do Exército em pontos mais isolados do Brasil é a promoção do bem-estar da população com difícil acesso a alimentos, serviços médicos e medicamentos, promovido pela força. Em alguns casos, essa ajuda também é feita em outros países, em missões internacionais. 

4. Educação

O Exército tem um dos mais amplos sistemas educacionais do país, que abrange da educação fundamental à superior.

Existem 12 estabelecimentos componentes do Sistema Colégio Militar, que abrangem a formação que vai do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Já as instituições de ensino superior são constituídas por nomes conhecidos, entre os principais: a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Escola de Saúde do Exército (EsSEx). Além dessas, existe uma série de centros de formação.

5. Garantia da democracia

O Exército é uma instituição com compromisso democrático. Sendo assim, deve garantir a democracia sob qualquer circunstância, garantindo que seus processos sejam cumpridos com ordem, especialmente as eleições.

6. Outras funções

Não é só na linha de frente de combates que militares se fazem presentes. Pelo contrário: há uma ampla estrutura para garantir essa atuação. 

Os componentes das Armas de Apoio ao Combate (Artilharia, Engenharia e Comunicações) desenvolvem estratégias de ataque ou defesa, desenvolvendo armamento e sistemas de controle.

Fora desse campo, é possível trabalhar em serviços administrativos, na manutenção de equipamentos, desenvolvimento de tecnologia ou em éreas de saúde como dentista, médico(a) ou farmacêutico(a).  

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: