47
Compartilhamentos

As 10 companhias aéreas mais antigas do mundo ainda em operação

Desde que Santos Dumont inventou o avião, no início do século XX — e não, aqueles irmãos Wright norte-americanos não são os pais da aviação —, o ar se tornou o principal meio para viajar por longas distâncias, com companhias aéreas levando milhões de pessoas para todos os cantos do mundo diariamente. Em menor quantidade agora na pandemia, é verdade, mas, ainda assim, esse é um importante meio de transporte. 

Nesse contexto, as companhias aéreas podem ser negócios bilionários, com milhares de funcionários em todos os locais onde as empresas operam. Algumas delas, fundadas no início da aviação comercial, já são centenárias. Conheça as dez companhias aéreas mais antigas do mundo que ainda estão em operação.

10. Air Serbia

Fundação: 17 de junho de 1927

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

A companhia, com sede em Belgrado, foi fundada em 1927 como Aeroput. Vinte anos depois, ela mudou seu nome para Jugoslovenski Aerotransport (Transportes Aéreos Iugoslavos), mais conhecida como JAT Airways. Mesmo depois do fim da Iugoslávia, a empresa continuou com o mesmo nome, até se tornar Air Serbia, em 2013. Ela voa para 60 destinos, especialmente na Europa, mas também para os Estados Unidos.

9. Grand Canyon Airlines

Fundação: 1927

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Essa empresa se diferencia das outras desta lista por não ser uma grande companhia aérea com voos internacionais, mas sim uma pequena operadora de voos turísticos no Grand Canyon. O hub da empresa fica no aeroporto de Boulder City (Nevada) e ela faz apenas três rotas na região do parque, com 21 aeronaves de pequeno porte. 

8. American Airlines

Fundação: 15 de abril de 1926

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

A American Airlines adotou esse nome em 1930, mas suas origens remontam a abril de 1926, quando o lendário aviador Charles Lindbergh fez a primeira viagem da Robertson Aircraft Corporation, levando cartas e encomendas entre St. Louis e Chicago. Nos anos seguintes, a Robertson compraria mais de 80 companhias menores, até se tornar a American Airlines que, hoje, é a maior companhia aérea do mundo, com mais de 870 aeronaves voando para 350 destinos.

7. Delta Air Lines

Fundação: 2 de maio de 1925

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Embora a American Airlines seja a maior, a Delta é a mais antiga companhia aérea dos Estados Unidos ainda em operação, nascendo quase um ano antes de sua concorrente. Ela tem esse nome por sua criação ter acontecido na região do delta do Rio Mississippi. Atualmente, a sede da companhia fica em Atlanta (Georgia), que tem um dos aeroportos mais movimentados do mundo. 

6. Finnair

Fundação: 1º de novembro de 1923

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Voltando à Europa, temos a companhia aérea nacional da Finlândia, que surgiu pouco tempo depois do país conquistar sua independência da Rússia, em 1917. Após a 2ª Guerra Mundial, o governo da Finlândia adquiriu boa parte da companhia e continua sendo seu maior acionista. 

Vale mencionar que a Finnair tem a reputação de ser uma das companhias aéreas mais seguras do mundo, sem nenhum acidente grave desde 1963.

5. Czech Airlines

Fundação: 6 de outubro de 1923

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Mesmo sendo a companhia aérea nacional de seu país, a Czech Airlines é relativamente pequena, com 14 aeronaves voando para 25 destinos. Ainda assim, com sua fundação lá em outubro de 1923, ela garante o quinto lugar da lista. Pela maior parte de sua história, ela foi conhecida como CSA, sigla para Linhas Aéreas Estatais da Checoslováquia, mas, quando os dois países se separaram, a República Tcheca ficou com a companhia.

4. Aeroflot

Fundação: 3 de fevereiro de 1923

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Ao longo da existência da União Soviética, a Aeroflot foi sua companhia aérea oficial e voou centenas de rotas ao redor do mundo, com aviões de fabricação local. Mas, após a dissolução do país comunista, a empresa passou por uma enorme reestruturação, com abertura de capital, compra de aviões ocidentais mais modernos e diminuição das rotas.

Ainda assim, o governo russo continua com 51% das ações da Aeroflot e a companhia se mantém como uma das maiores do mundo.

3. Qantas

Fundação: 16 de novembro de 1920

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Chegando no top 3, a Qantas é uma das poucas companhias aéreas no mundo que já completaram 100 anos. O nome surgiu da sigla para "Serviços Aéreos de Queensland e Território do Norte", ligando essas duas regiões a outras partes da Austrália. Mas não demorou muito tempo para a sigla virar o nome oficial e a companhia se tornar a maior ligação entre a Austrália e o resto do mundo, com voos internacionais.

2. Avianca

Fundação: 5 de dezembro de 1919

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

A segunda companhia aérea mais antiga do mundo é da América do Sul! Ela nasceu na Colômbia, em 1919, e se espalhou por vários países do continente, se tornando uma das maiores do mundo. Contudo, em alguns países, como o Brasil, a Avianca precisou declarar falência e encerrar operações. Ainda assim, ela continua existindo e conquista o segundo lugar da lista.

1. KLM

Fundação: 7 de outubro de 1919

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Dois meses antes da Avianca, nascia a "Companhia de Aviação Real", cuja sigla em holandês gera o nome KLM, conhecido no mundo todo. Já em 1924, a companhia fazia voos intercontinentais, ligando a Holanda com suas colônias no Pacífico (onde hoje é a Indonésia). No início dos anos 2000, a KLM se uniu com a Air France, mas os aviões azuis-claros com a tradicional marca continuam voando pelos céus do mundo, mais de 100 anos depois da criação da companhia. 

Para terminar, outra curiosidade sobre a KLM é que um avião de sua frota se envolveu no pior acidente aéreo da história, em 1977 — e você pode ler tudo sobre ele aqui.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.