Leite no chá? Como a prática tornou-se comum na Inglaterra

02/11/2021 às 09:002 min de leitura

Tradicional desde o século XVII, quando a princesa portuguesa D. Catarina de Bragança (1540-1614) introduziu o hábito de beber chá na corte britânica, a tradicional bebida tornou-se um patrimônio histórico da Inglaterra, e hoje é impossível não relacionar o país com o consumo da iguaria. Com o tempo, a refeição foi levada para outras culturas e adaptada de acordo com a gastronomia local, enquanto na Inglaterra ela foi agregada ao leite para dar sabor. Mas será que essa era a intenção original?

Segundo matéria publicada no Reader's Digest, os britânicos passaram a colocar leite no chá pouco depois do hábito se popularizar no país, quando o chá era preparado em potes no século XVIII. Isso ocorreu não para melhorar o sabor da bebida, mas sim para preservar os recipientes em que ela era servida, já que as pessoas costumavam apresentá-la em xícaras de porcelana de materiais frágeis em vez das finas e sofisticadas que custavam preços mais caros.

Como o chá era colocado nas xícaras imediatamente após ser fervido, muitas delas sofriam rachaduras por não suportarem o calor, e isso acabava prejudicando algumas das principais rotinas dos britânicos, como recepção de visitas, reuniões entre amigos e familiares, práticas habituais em períodos do dia e outros eventos. Assim, foi necessário encontrar uma alternativa para resfriar a temperatura do chá e deixá-lo morno, porém sem perder as principais propriedades da bebida.

A entrada do leite

Considerado um item de luxo, o chá era incrivelmente valioso na época, e muitas famílias não tinham condições de estocá-lo em suas casas. Assim, o leite passou a ser agregado à refeição e contribuiu não somente para amenizar as altas temperaturas do chá, mas também para aliviar o bolso dos consumidores, visto que ele passou a ser misturado em menores quantidades, rendendo por mais tempo.

(Fonte: Pixabay / Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A prática de misturar chá e leite consiste em colocar primeiro o produto lácteo na xícara para, em seguida, despejar lentamente o chá. Esse método, apoiado também pela ciência, reduz consideravelmente o amargor da bebida e evita que as proteínas se desnaturem e se aglutinem, aquecendo o líquido de maneira uniforme e sem prejudicar a refeição. Vale lembrar que, caso a ordem de mistura seja invertida, o efeito do gosto será totalmente diferente, podendo gerar uma experiência nada apetitosa.

E como você toma seu chá? Já pensou que seria possível experimentá-lo com leite? Deixe sua resposta nos comentários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: