A Caçada Selvagem: o mito dos cavaleiros fantasmas

20/01/2022 às 12:003 min de leitura

Já imaginou estar andando tranquilamente por um vasto campo gramado durante a noite e, de repente, vislumbrar um grupo de caçadores selvagens fantasmagóricos liderados por um cavaleiro igualmente assustador? Essa é a visão de quem relata ter visto a procissão da Caçada Selvagem — em inglês, Wild Hunt —, uma história mitológica contada há muitas décadas em muitos lugares.

Assim como muitas outras crenças folclóricas, a Caçada Selvagem é recheada de mistérios, histórias de origem e figuras mitológicas assustadoras. Mas afinal, o que está por trás desse mito? Existe alguma parte verdadeira no conto?

O que é a Caçada Selvagem?

Esse mito europeu descreve um grupo de cavaleiros como presságio de destruição.Esse mito europeu descreve um grupo de cavaleiros como presságio de destruição.

Antes de entendermos a origem desse mito, vamos conhecê-lo um pouco melhor.

A Caçada Selvagem é uma antiga crença folclórica europeia que descreve um grupo de cavaleiros espectrais e fantasmagóricos que saem para caçar durante a noite. O mito conta que eles cavalgam pelos céus ou pela terra acompanhados de pássaros carniceiros, cães de caça selvagens, valquírias, elfos da noite e outras criaturas assustadoras.

Os relatos contam que essa visão é um presságio para catástrofes, geralmente acontecendo antes de períodos de batalhas sangrentas e guerras entre reinos, pragas e fome. Além disso, aquele que testemunhasse a presença dos cavaleiros certamente morreria.

Algumas tradições também afirmam que aqueles que veem a Caçada Selvagem são abduzidos pelos cavaleiros. Essas vítimas seriam arrastadas para um reino de fadas fantasmagóricas ou se veriam forçados a se juntarem à cavalaria na caçada eterna.

Também é importante destacar que o líder da Caçada Selvagem sempre é algum personagem de renome. Odin — o deus supremo de Asgard — é a figura mais comum, mas variações desse mito mencionam outros deuses, heróis mitológicos e até o diabo como um dos cavaleiros principais do grupo.

Origem do mito

Jacob Grimm, escritor do século XIX, foi um dos maiores responsáveis pela propagação desse mito.Jacob Grimm, escritor do século XIX, foi um dos maiores responsáveis pela propagação desse mito.

Como diversas histórias mitológicas, é praticamente impossível precisar a origem de sua propagação. As Crônicas Anglo-Saxônicas, um dos registros escritos mais antigos dos anglo-saxões, menciona a Caçada Selvagem no ano de 1127. Em 1673, Johannes Scheffer no livro Lapponia reconta esse mito com algumas variações, mas apresentando novamente os elementos principais dessa história.

O relato de Hélène Adeline Guerber (1859-1929), de 1895, também menciona Odin liderando uma cavalaria de mortos que traziam tempestades e maus presságios por onde passava.

Porém, o conto que ajudou a popularizar de vez esse mito foi criado em 1835 por Jacob Grimm (1785-1863). O chamado Deutsche Mythologie mistura os elementos do folclore com evidências textuais de relatos medievais e alguns da era moderna. Esse compilado ganhou muita popularidade nos anos seguintes, atravessando as décadas e chegando até mesmo aos dias atuais como um renomado conto europeu.

Alguns criticam o método de Jacob Grimm ao misturar tantas fontes folclóricas e históricas para a criação desse mito. Contudo, o seu trabalho foi tão significativo que até hoje a Caçada Selvagem é conhecida em diversas partes da Europa como um mito muito popular.

Variações desse mito

A Caçada Selvagem possui algumas variações em sua história dependendo do país em que é relatada.A Caçada Selvagem tem algumas variações em sua história dependendo do país em que é relatada.

Por se tratar de uma crença folclórica da Europa, é natural pensar que a história da Caçada Selvagem tenha variações em alguns países. Confira as diferenças desses mitos em diferentes regiões:

França

Na França, esse mito é conhecido como Mesnée d'Hellequin (francês antigo que significa “família de Hellequin”). Os franceses provavelmente adotaram a Caçada Selvagem dos normandos, povo germânico estabelecido no norte do país.

No conto francês, o grupo de cavaleiros é liderado por Hellequin, um emissário mascarado enviado pelo diabo diretamente do inferno. O seu objetivo é recrutar novos integrantes para a caçada, além de levar destruição por onde passa.

Alemanha

Na variação alemã desse mito, a Caçada Selvagem é liderada pelo deus Wotan, uma das principais divindades do panteão anglo-saxônico — uma espécie de equivalente ao Odin nórdico. O grupo também é acompanhado de lobisomens e monstros que não aparecem em outros mitos.

Em vez de simplesmente atacar outras pessoas, a caçada alemã roubava comida e cerveja das casas que invadia. Porém, jovens donzelas ainda representa um alvo para os cavaleiros fantasmas desse conto.

Grã-Bretanha

O relato inglês da Caçada Selvagem tem até mesmo monges como testemunhas que relatam ter visto os cavaleiros indo da cidade de Peterborough até Stamford durante um período de nove semanas. O grupo seria composto de cerca de 30 espectros enormes cavalgando cavalos pretos e até cabras.

Escandinávia

Nos países da Escandinávia, a caçada é geralmente liderada por Odin, mas raramente vista por seres humanos. A passagem do grupo poderia ser reconhecida pelo latido dos cães que acompanham os cavaleiros e a recomendação era se abaixar para não ser atropelado pela matilha e os cavalos que passariam em seguida.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: