Saúde/bem-estar
13/02/2022 às 12:30•3 min de leitura
O modernismo brasileiro teve seu início oficial na Semana de Arte Moderna de 1922. O evento artístico-cultural aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 17 de fevereiro de 1922 e está completando um século.
A Semana reuniu várias apresentações de dança, recital de poesias, palestras, exposição de pinturas e esculturas, além da música para propor uma nova perspectiva de arte que dizia a respeito a uma renovação social.
Os artistas envolvidos na criação do evento defendiam o processo artístico de uma arte “mais brasileira”, com o objetivo de evidenciar um Brasil de verdade, com suas favelas, seu povo sofrido, marginalizado e sem os idealismos românticos. Tudo isso foi transmitido na “Semana de 22”.
Pensando em todas essas mudanças, o Modernismo Brasileiro se divide em três fases:
"Operários", 1933, de Tarsila do Amaral. (Fonte: Mega Curioso)
No início, os Modernistas não sabiam exatamente o que queriam, porém, tinham certeza do que não desejavam: continuar com o modelo do tradicionalismo cultural que vigorava no país — influência das escolas literárias que antecederam o Modernismo.
As produções artísticas da Semana de Arte Moderna sintetizaram, então, o início dessa 1ª fase que trazia ao público polêmica, originalidade, humor e deboche. Os assuntos nacionais eram comuns e a vida cotidiana era muito valorizada.
"Os Retirantes", 1944, de Cândido Portinari. (Fonte: Mega Curioso)
Nesta fase, a literatura modernista se apresenta de forma mais madura, se comparada aquela que foi retratada na Semana de Arte Moderna. Aqui, ela busca refletir a realidade brasileira, com uma linguagem próxima à popular e acessível à maioria da população. Além disso, as obras eram criadas em prosa e poesia e criticavam socialmente o momento atual do país.
"Reading Orpheu", 1954, de José de Almada Negreiros (Fonte: Mega Curioso)
Aqui, o Modernismo foi conhecido pela liberdade, pois os artistas da época não queriam ser obrigados a nada. Eles deixaram de trabalhar as características das fases anteriores, porque não queriam contemplar a realidade brasileira e muito menos escrever com uma linguagem mais popular. Suas obras eram dedicadas a refletir a psique humana.
Somadas todas as suas fases, o Modernismo teve as seguintes características:
Cartaz/convite da Semana de Arte Moderna. (Fonte: Reprodução)