Broadway: 5 curiosidades sobre a meca do teatro norte-americano

03/06/2022 às 02:002 min de leitura

A Broadway é mais que uma das grandes estradas que corta o estado de Nova Iorque, ou uma via que liga as regiões norte e sul da cidade de mesmo nome. Ela é o coração da indústria teatral dos Estados Unidos, mais especificamente a de caráter comercial — e, com muito destaque, o teatro musical.

Seu nome é sinônimo dos palcos nova-iorquinos, localizados principalmente no Theatre District, em Midtown, na ilha de Manhattan. Para entender melhor a magia que cerca esse ambiente, vamos te mostrar 5 curiosidades a respeito da meca do teatro norte-americano. Confira.

1. Dizer "na Broadway" pode ser impreciso

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Falar sobre a Broadway pode causar certa confusão na mente de algumas pessoas. Isso ocorre porque ela é múltipla: trata-se de uma longa estrada, batiza alguns teatros e é o nome dado a uma certa região do Theater District, que se estende da rua West 41st até a West 54th, entre a 6ª e 8ª avenidas.

Depois de muitos anos, convencionou-se que cerca de 41 teatros são considerados "na Broadway". Eles atendem ao principal requisito: capacidade igual ou maior a 500 espectadores. Estes espaços são responsáveis por receber grandes espetáculos de repercussão mundial.

Há, também, os teatros da chamada off-Broadway (cuja capacidade varia entre 100 e 499 espectadores) e a off-off-Broadway (capacidade para até 99 pessoas). Não é incomum que um fique ao lado do outro e recebam classificações distintas.

2. The Black Crook foi o primeiro musical da Broadway

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

The Black Crook é considerado por historiadores o primeiro musical da Broadway. Ele foi encenado cerca de 480 vezes no Niblo's Garden. A história do espetáculo é interessante: Harry Palmer e Henry Jarret, seus criadores, haviam perdido o espaço em que sua companhia de balé se apresentava.

Para não ficarem parados, convenceram o gerente do Niblo's a deixá-los usar o palco. Eles adaptarem seu espetáculo ao espaço, de modo a poder encená-lo. Foi um sucesso retumbante e The Black Crook, espetáculo de mais de 6 horas de duração, chegou a ser encenado em outras cidades dos Estados Unidos nas décadas seguintes.

3. Broadway deve muito a Oscar Hammerstein...

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Falamos muito do espaço, mas esquecemos de mencionar seu principal mecenas: Oscar Hammerstein. Sua atuação nos "bastidores" foi fundamental a fortalecer o "negócio teatral" que resultaria na Broadway que conhecemos hoje.

The Black Crook estava em declínip, e Hammerstein viu naquele pedaço de Midtown a oportunidade para investimento. Construiu vários teatros, incluindo o Olympia Theatre e o Victoria Theatre, primeiros grandes palcos da região. Quando caminhar pela Times Square, saiba que ali só é a meca do teatro de hoje por conta de Hammerstein.

4. ...mas também deve muito à chegada do metrô

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A luz elétrica foi muito importante para impulsionar a região, mas o que transformou Midtwon foi a chegada do metrô. A primeira linha ali foi inaugurada em 1904, mesmo ano em que o New York Times se mudou para a área, rebatizando um pedaço de Times Square.

A energia elétrica ajudou a tornar os teatros mais seguros (era o fim da iluminação a gás), mas o metrô fez com que a Broadway não fosse mais vista como uma região distante do centro de Nova York.

5. Quem atua na Broadway quer um Tony: Antoinette Perry é a "culpada"

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Já ouviu falar no prêmio Tony? Esse é o nome abreviado de Antoinette Perry Awards for Excellence in Theatre, o mais prestigioso prêmio do teatro nos Estados Unidos. Foi criado no fim da década de 1940, como homenagem à atriz norte-americana Antoinette Perry, dama da Broadway por longos 20 anos.

Atualmente, o Tony premia 27 categorias, dezesseis a mais do que a primeira cerimônia, que foi entregue em 1497. Drama, musical, ator, atriz, categorias técnicas e premiações especiais estão entre elas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: