Ciência
10/06/2022 às 08:00•2 min de leitura
O livro 1984 é uma das obras mais influentes e importantes da literatura do século XX. Um dos livros mais populares de George Orwell — ao lado de A Revolução dos Bichos —, ele está ao lado de Fahrenheit 451 e Admirável Mundo Novo como uma das distopias mais importantes já publicadas.
Abaixo, nós contamos alguns detalhes sobre o romance que talvez você ainda não conheça.
O primeiro nome que Orwell pensou para o livro foi O Último Homem na Europa. Porém, por muito tempo o autor ficou em dúvida sobre qual deveria ser o título da obra. A escolha veio apenas quando ele já estava quase concluindo o texto, e que ele decidiu que a história iria se passar no ano de 1984. Ele também considerou ambientar a trama em 1980 e 1982.
Em 1984, o Ministério do Amor tortura os cidadãos no Quarto 101. O local é uma câmara de tortura, na qual as pessoas são colocadas diante dos seus maiores medos. E para criar este local, Orwell recordou da sua própria experiência como propagandista na BBC.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalhou para a emissora, criando e supervisionando um programa que era enviado às redes indianas. O objetivo era incentivar um sentimento pró-Aliados e estimular o voluntariado. O Quarto 101 foi inspirado em um escritório com o mesmo número, possivelmente onde o Ministério da Informação aprovava o conteúdo feito para o programa.
O músico David Bowie era um grande fã do livro de Orwell. Em 1974, ele tentou adaptar o romance em um musical para a TV. Segundo o cantor, a televisão poderia atingir um público maior, uma vez que muitas pessoas tinham um aparelho em casa, mas nem todo mundo se dispõe a ir ao cinema. “Pela natureza do livro, terá mais impacto na televisão. Não acredito no cinema, ele não tem a força da televisão”, afirmou Bowie em uma entrevista para a Rolling Stones na época.
Porém, a ideia não foi para frente porque a viúva de Orwell, Sonia Brownell, não gostou das ideias do músico. Mesmo assim, para o álbum Diamond Dogs, também de 1974, Bowie compôs as músicas 1984 e Big Brother, ambas inspiradas no livro.
Quando começou a escrever o livro, Orwell já estava bastante debilitado e vivia uma vida reclusa. A maior parte da obra foi escrita na ilha de Jura, na Escócia, entre 1947 e 1948. Enquanto estava no local, ele foi diagnosticado com tuberculose, doença que o acompanhou até o fim da sua vida. A versão final do texto foi encaminhada para os editores no dia 4 de dezembro de 1948, e em 8 de junho de 1949 o livro foi publicado. Sete meses depois, em 21 de janeiro de 1950, Orwell faleceu devido a complicações da tuberculose.
Edição árabe de 1984.
Não existe uma lei universal para que uma determinada obra entre em domínio público. De maneira geral, cada país possui uma regra para a circulação interna. Por esse motivo, é possível encontrar 1984 com mais facilidades em alguns lugares e menos em outros, onde poucas editoras têm os direitos sobre a obra. Em lugares como Canadá, Austrália, Argentina, África do Sul, Omã, União Europeia e Rússia, o livro está em domínio público. O Brasil entrou para esta lista no dia 1º de janeiro de 2021, enquanto nos Estados Unidos isso só irá acontecer em 2044.