Ciência
31/10/2022 às 09:30•3 min de leitura
Você já esqueceu o nome de alguém? Ou algo que queria comprar no supermercado? Talvez quando você esqueceu esse nome, teve uma vaga noção do que ele era — "eu sei que começa com um M" — e tentou reconstruir os sons que conhecia. Possivelmente, ao tentar lembrar o que queria comprar, você passou por uma imagem mental de sua geladeira.
Em cada um desses casos, você não está tentando construir novas informações. Em vez disso, está efetivamente usando técnicas para encontrar aquelas que perdeu. Em um momento, você aprendeu essa informação e ela foi fixada em sua memória de longo prazo. Mas quando se esquece algo que aprendeu, a informação não é destruída – em vez disso, é apenas inacessível. É como uma caneta que você colocou em uma gaveta: ainda está lá, mas não se pode usá-la até ser retirada. Assim, o processo de reaprender é como tirar a caneta da gaveta.
Esse fenômeno psicológico é chamado de "paradigma de poupança" ou "método de poupança". Foi descoberto no final de 1800 por um psicólogo chamado Hermann Ebbinghaus. Ele fez experimentos em que primeiro memorizava listas de informações, esperava até esquecer totalmente essas listas e depois as decorava novamente — e cronometrava quanto tempo levava. Ele descobriu, de fato, que as reaprendeu muito mais rápido do que quando aprendeu pela primeira vez. Ou seja, as informações foram salvas!
Mais recentemente, pesquisadores investigaram se o "paradigma da poupança" também se aplicava à linguagem. Se você tivesse esquecido um idioma, poderia recuperá-lo?
A linguagem, afinal, é complexa. Quando você conhece “um idioma”, não conhece apenas uma única coisa: conhece vocabulário e gramática, pronúncia e um monte de outros elementos. Então, quando você esquece um idioma, é mais que apenas esquecer uma única data: você esquece muitas informações diferentes. E, curiosamente, essa informação não é esquecida na mesma proporção. Especificamente, você esquece o vocabulário mais rápido do que a gramática.
Assim, os estudiosos se concentraram em como as pessoas que esqueceram um idioma são capazes de reaprender o vocabulário. E os alunos são incríveis nisso: as pessoas recuperam o vocabulário que conheciam no exterior e as palavras que aprenderam ao fazer aulas em seu país de origem. Há até um caso incrível em que uma pessoa adotada foi capaz de reaprender palavras de um idioma que não sabia que falava, porque havia perdido toda a memória dele. É assim que o reaprendizado pode ser poderoso!
Então, como você acessa novamente esse conhecimento de idioma salvo?
Bem, pode se concentrar em algumas coisas. Como mencionado acima, você tende a esquecer o vocabulário mais do que a gramática. Então, quando está reaprendendo o idioma, provavelmente vai querer priorizar a recuperação do seu vocabulário. Você pode comprar um dicionário de frequência, que é um dicionário que lista as palavras de um idioma do mais para o menos frequente — para que possa reaprender as palavras mais comuns primeiro e depois descer para as "mais raras". A leitura também é uma excelente maneira de recuperar seu vocabulário, assim como assistir filmes e ouvir podcasts no idioma. O app do Duolingo também é um ótimo aliado nesse processo de aprender e reaprender um idioma, onde você pode ter acesso à gramática e diálogos, para fixar as informações.
Outra abordagem que se pode adotar é encontrar parceiros de conversa. É verdade que temos uma sensação horrível quando simplesmente não sabemos o que esquecemos. Quem nunca se sentiu assim? Mas quando começamos a tentar usar a linguagem, encontramos alguns buracos na memória. Então, se você se esforçar para interagir com outras pessoas, descobrirá o que esqueceu... e a pessoa com quem está falando provavelmente o ajudará a se lembrar!
Obter práticas diferentes vai ajudar a reativar seu conhecimento inativo. O mais importante, porém, independente de qual técnica escolha, é apenas iniciar esse processo de lembrar. Assim como não há maneira errada de aprender um idioma, também não há maneira errada de lembrá-lo! O que está esperando? Quais os idiomas que estão na sua lista?
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Analigia Martins é diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.