Mukaab: governo saudita vai construir uma cidade em um cubo

25/03/2023 às 05:003 min de leitura

Além das controvérsias humanitárias, a região do Oriente Médio, mais especificamente os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, é conhecida pelo extremo luxo e projetos arquitetônicos megalomaníacos. Não é para menos que em Dubai se encontra o Burj Khalifa, o mais alto edifício do mundo construído pelo ser humano, com seus impressionantes 828 metros de altura e 160 andares.

Mas isso está muito longe de ser tudo. Recentemente, a cidade de Riad, capital da Arábia Saudita, anunciou seus planos de construir uma cidade completa dentro de outra, com estrutura suficiente para abrigar cerca de 350 mil pessoas. E isso acontecerá em um cubo, o Mukaab.

Leia também: Pangeos, o teraiate: a cidade flutuante de 6,8 bilhões de libras

O ápice da tecnologia e inovação

(Fonte: New Murabba/Reprodução)(Fonte: New Murabba/Reprodução)

O nome já diz por si só: Mukaab é o equivalente para a palavra "cubo" em árabe, e envolve um megaprojeto que atuará como peça central do New Murabba, que visa repaginar e expandir a capital Riad em mais de 1.899 hectares. Anunciada em 16 de fevereiro de 2023, a ideia é do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, conhecido por seus bens e projetos dignos de realeza – ou seja, extravagantes.

O cubo é tão grande que poderá abrigar até vinte Empire State Building em sua área, cujo objetivo é se tornar o maior e mais moderno centro da cidade do mundo. Não é para menos que a estrutura é em forma cúbica e dourada, como se saísse diretamente de um filme de ficção científica.

De acordo com um comunicado à imprensa, a forma cúbica do Mukaab garantirá a utilização final do espaço e proporcionará uma experiência imersiva no cubo usando a mais recente tecnologia digital e holográfica.

(Fonte: New Murabba/Reprodução)(Fonte: New Murabba/Reprodução)

Na região central do cubo, existirá uma torre no topo de uma base espiral destinada à hospitalidade premium de pessoas de alto escalão, com atrações de varejo, culturais, turísticas, comerciais e residenciais de luxo. Toda a estrutura será construída no estilo arquitetônico moderno Najdi – que combina adaptação ao clima quente do deserto, necessidade de privacidade e utilização de materiais locais disponíveis, como tijolos de barro e pedra.

O estilo arquitetônico foi aprimorado ao longo dos séculos para melhor se adequar ao clima desértico da região. Sendo assim, a forma cúbica do Mukaab não é apenas mais um "conceito futurista" para a cidade, mas servirá como um propósito funcional ao limitar os requisitos de energia em seu interior.

Leia também: Mirror Line: a cidade futurista de US$ 1 trilhão no Golfo de Aqab

As controvérsias

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O Mukaab terá cerca de 400 metros de altura e abrigará mais de 10 mil unidades residenciais, com 9 mil quartos de hotel, além de dezenas de locais de entretenimento e cultura. Tudo isso em uma área de 19 quilômetros quadrados, construída sob o conceito de sustentabilidade, adicionando cerca de US$ 47 bilhões ao PIB não petrolífero da Arábia Saudita.

E era de se esperar que críticas fossem surgir diante a um projeto arquitetônico faraônico como esse. O governo do país já foi duramente criticado pela população, que considerou o Mukaab muito parecido com a Caaba, localizada na Meca, a cidade mais sagrada do mundo para os muçulmanos.

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A repercussão foi tamanha que a hashtag #NewKaaba entrou nos trending topics do Twitter. O jornalista crítico ao regime, Murtaza Hussain, tuitou: “Construir uma nova Caaba exclusivamente dedicada ao capitalismo é um pouco exagerado”.

Em sua defesa, o governo saudita declarou que o projeto do Mukaab não tem nenhuma ligação com a Caaba, reforçando que "estruturas cúbicas existem por toda a região de Riad em função dos benefícios climáticos".

O Mukaab é só um da série de projetos ambiciosos que o governo saudita desenvolveu para sua "Visão 2030", um projeto destinado a revolucionar a economia e o estilo de vida do país com altas metas ambiciosas de carbono zero.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: