Como teria sido, na realidade, a Última Ceia de Jesus Cristo?

06/04/2023 às 02:003 min de leitura

Entre as religiões cristãs, tem-se por costume relembrar o último momento importante que Jesus Cristo teve com seus discípulos: a Santa Ceia (ou Última Ceia, como algumas pessoas conhecem).

Esse encontro que antecedeu a morte de Cristo é relatado nos Evangelhos, mas não traz um detalhe que certamente passa pela cabeça de muitas pessoas: afinal, como ele de fato aconteceu? Todos os participantes estavam realmente sentados ao redor de uma mesa suntuosa e elevada?

Como teria acontecido de fato a Última Ceia?

Antes de falar como o último grande encontro de Cristo com seus discípulos aconteceu, é importante voltar um pouco no tempo para entender os costumes da época. O primeiro ponto a ser notado, por exemplo, é que naquela época as pessoas não se sentavam à mesa para comer — ao menos não como conhecemos atualmente.

Alguns estudiosos relatam que, na época de Cristo, as mesas não eram "suspensas" ou tinham pernas altas como conhecemos já faz alguns séculos. Nesse período, elas ficavam mais próximas do chão, fazendo com que todos os participantes da refeição ficassem sentados, deitados ou reclinados próximos do local em que estava a comida.

Dessa forma, a ideia mais próxima do que realmente aconteceu seria algo parecido com o que temos na imagem abaixo:

Representação de como Jesus e seus discípulos estavam na Última Ceia. (Fonte: Quora/Reprodução)Representação de como Jesus e seus discípulos estavam na Última Ceia. (Fonte: Quora/Reprodução)

Outro ponto importante é que os textos bíblicos relatam apenas pão e vinho na refeição (que, após a bênção de Cristo, se tornaram seu corpo e sangue, ritual seguido até hoje em igrejas católicas), mas possivelmente o menu era um pouco mais extenso.

Além do pão e vinho propriamente ditos, o cardápio também trazia carne de cordeiro, molho feito à base de peixe, algo parecido com um ensopado de feijão, azeitonas com ervas que lembram hortelã, frutas e pasta de nozes, que eram alimentos comuns à época.

Qual a relação da pintura de Leonardo da Vinci e a Última Ceia?

Não há dúvidas de que a imagem que muitos criaram da Santa Ceia está relacionada com a pintura do pintor italiano, mas a verdade é que ela não reflete praticamente nenhum detalhe do que realmente pode ter acontecido.

Vamos observar alguns desses detalhes a seguir:

Horário da refeição

Quem observa a pintura tem a impressão de que a Santa Ceia aconteceu durante o dia, já que está claro do lado de fora. Porém, os textos bíblicos e até mesmo as tradições da época indicavam que essas refeições eram realizadas após o pôr do Sol, e muito provavelmente o momento mais importante (a partilha do pão) aconteceu de noite.

Menu

Como mencionamos mais acima, o menu da última refeição de Cristo com seus discípulos tinha algumas opções de pratos, enquanto a pintura mostra basicamente pão. Nem mesmo o vinho mencionado nos Evangelhos aparece sobre a mesa na pintura.

Vestimenta

No período de Jesus Cristo, a tradição judaica pedia que os participantes do ritual (também conhecido como Pessach, que é a Páscoa dos judeus) feito pelo protagonista dos Evangelhos utilizassem um Talit, acessório religioso parecido com um xale feito de seda. Na pintura, ele não aparece.

Não relacionados às vestimentas, mas no período em que a Santa Ceia aconteceu também era provável que muitos homens, se não todos, tivessem algum tipo de barba.

Pintura de Balage Balogh é tida como uma das representações mais acuradas no que diz respeito a como a Santa Ceia de fato aconteceu. (Fonte: Quora/Reprodução)Pintura de Balage Balogh é tida como uma das representações mais acuradas no que diz respeito a como a Santa Ceia de fato aconteceu. (Fonte: Quora/Reprodução)

Posicionamento à mesa

Também mencionamos anteriormente que as chances de Jesus e seus discípulos estarem à mesa usando cadeiras era quase nula. O provável é que eles estivessem sentados no chão ou em pequenos bancos, ou até mesmo reclinados em almofadas. 

A pintura também mostra todos os apóstolos de Cristo à mesa naquele que seria o momento alto desse encontro (a partilha do pão). Porém, Judas Iscariotes, o traidor, já tinha deixado o local pouco antes para colocar em prática o seu plano de entregar o Messias ao poder romano.

Outros rituais que aconteciam a época

Ao ler os Evangelhos, vemos que um dos gestos de Cristo foi ter lavado os pés dos discípulos ao final da refeição. Para a época, o comum era lavar as mãos em algumas ocasiões, especialmente no início e no final de refeições que tinham pão no menu, antes de rezar e após acordar pela manhã. 

Já sobre os pés, a tradição indica que o gesto era comum antes de comer e antes de ir para a cama, e em muitos casos um criado era o responsável por essa tarefa - motivo que levou Pedro a se escandalizar com o gesto de Cristo num primeiro momento.

Onde a Última Ceia aconteceu?

Nos relatos dos Evangelhos, Jesus pede para que alguns de seus discípulos sigam até um lugar determinado e peçam para que o local seja preparado para a refeição sagrada. Alguns estudos indicam que esse lugar seria acima da tumba do Rei Davi, sala que ficou posteriormente conhecida como Sala da Última Ceia ou Cenáculo.

Aliás, também foi neste lugar que o Espírito Santo desceu sobre Maria e os discípulos na festa de Pentecostes (realizada 50 dias depois da Páscoa). Por conta disso, é considerado um dos lugares mais sagrados de Jerusalém.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: