A história que explica o tapa-olho dos piratas também é mentira?

25/08/2023 às 02:002 min de leitura

Embora tenham realmente existido, os piratas foram alvo de muita imaginação dentro da cultura popular. Até hoje, há a mítica de que eles enterravam tesouros, tinham papagaios como seus companheiros, usavam um gancho no lugar da mão e, claro, levavam sempre um tapa-olho no rosto.

Mas o quanto disso era verdade? Será que, realmente, a maior parte dos piratas tinha lesões oculares e precisava andar com um olho tapado? Ou era uma questão mais de se adequar à moda?

O motivo pelo qual os piratas usavam tapa-olho

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Existe uma teoria que ainda circula e que afirma que os piratas usavam tapa-olho não para proteger uma vista machucada, mas sim para enxergar melhor. A ideia por trás dessa teoria (que não se sustenta em evidências históricas) é que os piratas usavam o tapa-olho quando estavam na parte externa e iluminada do navio, e quando precisassem entrar no convés, escuro, o olho tapado estaria já acostumado com a ausência de luz.

O programa de TV Mythbusters (que foi exibido aqui no Brasil com o nome Caçadores de Mitos) fez uma experiência em 2007 para tentar descobrir uma resposta sobre isso. A apresentadora Kari Kyron foi enviada a um oftalmologista para testar sua visão noturna em ambos os olhos. Um deles havia sido exposto à luz forte e o outro foi coberto por um patch

Resultado do experimento: o olho coberto se adaptou mais rapidamente ao escuro e ela pôde enxergar melhor com o que estava tapado. Mas será que isso significa que os piratas usavam tapa-olhos?

A verdade sobre os piratas

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Segundo a historiadora Rebecca Simon, especialista no tema da "pirataria", não há evidências de que esses ladrões do mar usassem a indumentária. "Não há imagens, xilogravuras ou qualquer menção a tapa-olhos em quaisquer fontes primárias dos séculos XVII e XVIII", explicou Simon.

De acordo com a pesquisadora, o mais provável é que essa representação tenha vindo mesmo da ficção criada sobre os piratas. “Esses mitos vieram em grande parte do romance Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. Seu antagonista, Long John Silver, serviu de modelo para muitos outros piratas da cultura pop, como Jack Sparrow”, contou Simon. 

Uma pessoa real também teria ajudado a criar o estereótipo do pirata: foi o inglês Edward Teach, apelidado popularmente de Barba Negra. Stevenson teria se inspirado na sua figura (com cabelo comprido e barba longa) para desenvolver os personagens de suas histórias.

Apontados quase sempre como muito extravagantes, a verdade é que, de acordo com os documentos históricos, os piratas reais teriam sido bem mais sem graça. "Em geral, os piratas se vestiam como qualquer outro marinheiro da época, mas sua indumentária podia estar em melhores condições por causa de roupas roubadas de outros navios. Os capitães piratas e seus superiores geralmente se vestiam com roupas elegantes para mostrar seu sucesso nas batalhas", conclui Rebecca Simon.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: