Seja o primeiro a compartilhar

Quando começou o consumo de café no mundo?

Seja para começar bem o dia ou após o almoço, diversas pessoas ao redor do globo não dispensam uma boa xícara de café. O que muitos não sabem, entretanto, é que esse amado grão tem diversas curiosidades associadas à sua história.

Quer saber mais sobre o surgimento desse grão, origem do nome da bebida e mais algumas curiosidades?

Qual é a origem do café?

Primeiros indícios de consumo do café datam do século VI d.C.Primeiros indícios de consumo do café datam do século VI d.C.

Não existe uma resposta exata para a origem do café, mas duas teorias são bastante difundidas. A primeira delas diz que Kaldi, um pastor etíope, havia alimentado suas cabras com arbustos e folhagens que traziam em seu conjunto uma semente mais avermelhada, o que deixou os animais com mais energia conforme comia cada uma delas.

Intrigado com o fato, ele levou um pouco dessas folhas para um monge, que imediatamente as denominou como um "trabalho do diabo" e mandou que elas fossem queimadas. Porém, mudou de ideia e deu uma nova chance ao grão após sentir o cheiro exalado por ele enquanto era torrado no fogo.

A outra versão ainda traz Kaldi e o monge como protagonistas, mas altera um pouco o rumo dos eventos. Nessa história, o religioso demonstra curiosidade com o relato do dono das cabras e decide consumir o produto, percebendo que ele de fato causava uma certa agitação. Acreditando que isso era algo positivo, passou a distribuir os frutos avermelhados aos demais religiosos em noites de oração.

Quando o café começou a ser consumido no mundo?

Os primeiros relatos de consumo de café no mundo datam do período por volta de 575 d.C., também na Etiópia. Entretanto, nessa época ele ainda não era uma bebida, e os interessados consumiam o grão de forma diferente, utilizando sua polpa nas refeições como uma espécie de mistura ou como suco que acabava se convertendo em bebida alcoólica.

Entretanto, foi apenas a partir de 1450 que a bebida começou a se popularizar e ser mais consumida em recintos domésticos e públicos. No início, era apreciada por filósofos para que ficassem acordados por mais tempo para a prática de exercícios espirituais, e em 1475 habitantes da Turquia passaram a difundir esse hábito que se tornaria referência em outros lugares do mundo.

Popularização do café como bebida começou apenas no século XV d.C.Popularização do café como bebida começou apenas no século XV d.C.

Qual é a origem da palavra café?

Por fim, vamos falar um pouco sobre a da palavra café. Ela passa bem longe de seu ponto de origem segundo as lendas, já que foi em regiões árabes que o grão recebeu o nome Kaweh. Já a bebida foi denominada Kawhah ou Cahue, palavas que significam força e são associadas ao efeito que ele causa em quem o consome.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.