O caso de Oxford e a violência entre estudantes na Idade Média

10/10/2023 às 13:002 min de leitura

A Idade Média é frequentemente romantizada como um período de cavaleiros e castelos, mas também foi uma época caracterizada por desafios e violência. Um aspecto surpreendente é que muitos conflitos ocorreram nas universidades da época, especialmente em Oxford, onde os estudantes se destacaram por sua propensão à agressão e até mesmo ao homicídio.

Um período mortal

Os estudantes medievais de Oxford eram, em grande parte, jovens da aristocracia e do clero, embora também houvesse alunos de origens mais humildes. Eles vinham de toda a Europa para estudar na universidade, atraídos pela reputação de Oxford como um centro de aprendizado.

Aristocracia da Idade MédiaAristocracia da Idade Média

Contudo, um fato alarmante é que durante a Idade Média, esses jovens tinham cerca de três vezes mais probabilidade de cometer assassinatos, ou serem brutalmente assassinados, do que outros residentes da cidade. Essa estatística intrigante é baseada em registros legais da época e chama a atenção para a dinâmica violenta que prevalecia entre os jovens estudantes.

Fatores contribuintes

Vários fatores podem ter contribuído para a violência estudantil nas universidades da Europa Medieval, especialmente em Oxford:

  • Demografia estudantil: jovens solteiros do sexo masculino, muitos deles fora de casa pela primeira vez em ambientes desconhecidos;
  • Armas e álcool: a presença generalizada de armas mortais e o fácil acesso ao álcool aumentaram os conflitos;
  • Trabalhadores do sexo: a presença de trabalhadores do sexo frequentemente provocava confrontos;
  • Rivalidades territoriais e étnicas: conflitos surgiam de rivalidades entre jovens de diferentes regiões e etnias;
  • Benefício do clero: muitos estudantes eram considerados "clérigos" pela igreja, o que lhes permitia alegar o "benefício do clero" para evitar a execução após cometerem assassinatos.

Arma medievalArma medieval

Evidências e dados

O projeto "Medieval Murder Maps," liderado por Manuel Eisner, examinou registros medievais dos legistas para identificar assassinatos na Inglaterra. Em Oxford, os registros identificaram 68 assassinatos em apenas alguns anos, principalmente entre 1342 e 1348, o que, dada a população menor da cidade em comparação com Londres e York, representava uma taxa de homicídio cerca de cinco vezes maior.

Esses registros também identificaram que 75% dos assassinos e 72% das vítimas eram "clérigos," o que incluía alunos e professores da universidade. Isso destacou o papel proeminente dos estudantes nas estatísticas de homicídio de Oxford.

Clérigos da Idade MédiaClérigos da Idade Média

A violência entre estudantes medievais de Oxford era um fenômeno complexo, moldado por uma série de fatores demográficos, sociais e culturais da época. A tendência para a violência entre os jovens não era exclusiva de Oxford, sendo um problema generalizado em muitas universidades da Europa medieval.

Embora seja fácil romantizar o passado, é importante lembrar que a Idade Média foi uma época de contradições, onde a busca pelo conhecimento e a violência coexistiam de maneira complexa. A compreensão dessas dinâmicas históricas nos ajuda a ter uma visão mais completa dessa era fascinante.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: