Aprender um terceiro idioma é mais fácil ou mais difícil do que um segundo?

01/03/2024 às 09:112 min de leitura

A maioria das pessoas no mundo fala dois (ou mais) idiomas. E se você é um dos muitos multilíngues que estudam um terceiro ou quarto idioma, provavelmente já experienciou em primeira mão que é diferente de aprender um segundo idioma, além da sua língua nativa, e há boas razões para isso. E como você analisa esse processo?

Bom, existem muitos tipos de bilíngues e multilíngues, e eles têm diferentes experiências, níveis de proficiência e formas de usar seus idiomas. O que todos têm em comum, porém, é que os cérebros deles têm mais com o que "trabalhar" quando se trata de aprendizagem de línguas – eles já têm pelo menos dois sistemas linguísticos prontos.

Para deixar mais claro esse sistema, podemos dizer que, ao aprender um novo idioma, o seu cérebro já está craque em lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Isso significa que você o treina para usar recursos neurais de maneiras específicas, para equilibrar e gerenciar vários idiomas juntos. Os bilíngues processam a linguagem com mais eficiência do que os monolíngues, e quanto mais multilíngue você for, melhor seu cérebro controlará a atenção e como e quando ela responde – que é justamente a habilidade necessária para lidar com os vários idiomas. E quanto mais experiência de aprendizagem de línguas você acumula, mais sintonizado você fica com as dicas ou padrões dos idiomas aos quais está exposto.

Mas, é importante lembrar que esse processo, por mais trabalhoso que seja para alguns, traz muitos benefícios e é perceptível a longo prazo. É normal que os multilíngues tenham diferentes proficiências e capacidades nas suas línguas, e mesmo ter proficiência limitada numa segunda língua pode realmente impulsionar os seus esforços de aprendizagem. Na verdade, às vezes o seu idioma menos proficiente pode ter uma influência maior no terceiro idioma do que o mais proficiente, normalmente quando é semelhante ao terceiro idioma.

Assim, seu cérebro pode adotar estratégias diferentes para aprender um terceiro idioma: poderíamos "copiar e colar" um de nossos idiomas existentes em sua totalidade, e aplicá-lo no início do aprendizado de um terceiro idioma, ou copiar e colar poderia acontecer aos poucos, ao longo do tempo.

O que sabemos é que a semelhança linguística é muito importante. É mais provável que você (e seu cérebro) extraiam informações e padrões de um idioma semelhante a um terceiro idioma. Por exemplo, um falante de italiano que aprendeu inglês e agora está aprendendo espanhol provavelmente dependerá muito do italiano, já que o italiano e o espanhol compartilham muitas semelhanças.

Muitas das atualizações que você precisará fazer em seu novo sistema de terceiro idioma serão soluções rápidas, como aprender (ou corrigir) novas palavras. Mas aprender novos sons e regras gramaticais pode levar mais tempo – especialmente se o seu cérebro extrair um som ou estrutura de uma das suas línguas existentes que é incompatível com a nova. Porém, isso é apenas parte do processo: não conseguimos acertar na primeira tentativa e, se fosse esse o caso, seríamos todos hiperpoliglotas! O importante é se aventurar e estudar, não é?

Essas alterações nos idiomas existentes podem ser frustrantes, mas serão reversíveis se você começar a usá-los mais. Com isso, a prática é fundamental, e usar um aplicativo como o Duolingo pode te ajudar muito no processo.

Então saiba: três nunca é demais! Seu cérebro bilíngue está pronto para aprender um novo idioma, e sua experiência anterior com o idioma lhe dará um grande impulso. Que tal começar já esse processo?

Com colaboração de Jennifer Cabrelli

***

Analigia Martins é colunista do Mega Curioso e diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte

    NOSSOS SITES

    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • Logo Mega Curioso
    • Logo Baixaki
    • Logo Click Jogos
    • Logo TecMundo

    Pesquisas anteriores: