Maurice Tillet: a história do homem que teria inspirado a criação de Shrek

21/05/2024 às 20:002 min de leituraAtualizado em 04/06/2024 às 17:10

Personagem marcante do universo da animação, Shrek aparentemente teve a sua aparência inspirada por um lutador que fez fama na década de 1940, embora os responsáveis pela franquia nunca tenham confirmado. Estamos falando de Maurice Tillet, cuja compleição se assemelha à do ogro das telonas.

Nascido em 1903 na Rússia, ele foi morar na França, terra de seus pais, após a Revolução Russa. Com 17 anos, o jovem começou a apresentar inchaço nas mãos, pés e cabeça, entre outras partes do corpo, e o diagnóstico foi de acromegalia, distúrbio que leva a glândula pituitária a produzir o hormônio do crescimento em excesso.

A aparência de Tillet é familiar aos fãs da animação. (Fonte: Wikimedia Commons)
A aparência de Tillet é familiar para os fãs da animação. (Fonte: Wikimedia Commons)

Essa condição foi a responsável por gerar uma mudança drástica na sua aparência física, incluindo mãos enormes e cabeça com quase o dobro do tamanho de uma pessoa saudável. A transformação no visual fez com que Tillet ficasse receoso em ter sucesso na vida.

O “Shrek da vida real” se formou em Direito mas não seguiu a profissão, preferindo se alistar à Marinha francesa onde serviu durante cinco anos. Depois disso, tentou trabalhar como ator, mas não durou muito na indústria cinematográfica. Sua vida mudou, definitivamente, ao conhecer o lutador lituano Karl Pojello.

Carreira na luta livre

O lutador era chamado de
O lutador era chamado de "O Anjo Francês". (Fonte: Wikimedia Commons)

Acreditando que transformaria Maurice Tillet em uma celebridade do wrestling, devido à sua aparência, Pojello passou a treiná-lo, com o iniciante recebendo o apelido de “The Angel French” (“O Anjo Francês”, em tradução livre). Morando nos Estados Unidos, em 1940, ele chamou a atenção do promotor de luta livre Paul Bowser.

Como atraía multidões de curiosos para os eventos, o lutador foi contratado e alcançou uma longa sequência de invencibilidade, conquistando o título de campeão mundial na categoria pesos pesados, naquele mesmo ano. O Anjo Francês ganhou mais um título, em 1942, dessa vez no Canadá, e seguia imparável nos ringues.

Mas com o sucesso, inúmeros imitadores começaram a surgir, um deles também com acromegalia, e Tillet passou a ser chamado de “O homem mais feio do wrestling”. Por volta de 1945, sua saúde começou a ficar debilitada devido ao distúrbio e o desempenho não foi mais o mesmo.

Fim melancólico

O Shrek da vida real morreu em 1954. (Fonte: Wikimedia Commons)
O Shrek da vida real morreu em 1954. (Fonte: Wikimedia Commons)

Mesmo sem o vigor de antes, o homem que inspirou o Shrek seguiu lutando, tendo aparecido no ringue pela última vez em 1953, quando foi derrotado pelo inglês Bartolomeo Assirati. Um ano depois, o treinador Pojello faleceu e a notícia da perda do amigo piorou a saúde do Anjo Francês.

Poucos dias depois, Maurice Tillet teve um ataque cardíaco e morreu. Os parceiros foram enterrados lado a lado no Cemitério Nacional da Lituânia em Justice, no estado de Illinois (EUA).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: