Teriam os homens pré-históricos conhecimento de sobre astronomia?

28/11/2018 às 15:002 min de leitura

Se você observar a imagem a seguir com mais atenção, vai identificar uma variedade de animais e a figura de um homem — uma cena criada há milhares de anos e que parece mostrar um caçador rodeado por uma porção de bichos. No entanto, segundo uma análise recente conduzida por pesquisadores da Universidade de Kent, na Inglaterra, e da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o desenho pode mostrar algo completamente diferente e inesperado!

Cena rupestre(Wikimedia Commons/Peter80)

Astrônomos do passado

Depois de examinar uma série de desenhos rupestres — incluindo as cenas pintadas nas famosas cavernas de Lascaux e Montignac, na França, e imagens descobertas em Göbekli Tepe e Çatalhöyük, na Turquia —, alguns criados há mais de 17 mil anos, os cientistas sugerem que, em vez de simples arte, as figuras consistem em ilustrações astronômicas.

Em outras palavras, se os pesquisadores estiverem certos, isso significa que os nossos antigos ancestrais começaram a desenvolver o conhecimento em astronomia muito (muito) antes do que se imaginava e fizeram uso dele em suas migrações pelo planeta.

Os pesquisadores por trás do estudo acreditam que os animais retratados nas imagens podem representar diferentes constelações e estrelas, e que os desenhos, em vez de retratarem simples cenas cotidianas, como caçadas e reuniões, consistem em registros de eventos cósmicos, como a passagem de cometas e equinócios, por exemplo. Além disso, os cientistas sugerem que alguns dos símbolos serviriam para datar os acontecimentos imortalizados pelos nossos ancestrais.

Fascinante

Caso estejam corretos, a icônica cena descoberta na caverna de Lascaux — que é a que incluímos acima —, onde se vê o homem rodeado pelos animais, mostraria, na realidade, a colisão de um cometa, enquanto que a imagem a seguir, esculpida em Göbekli Tepe, mostraria um evento similar.

Imagem esculpida em pedra(Quo.es)

O interessante é que a tecnologia atual permite datar os pigmentos utilizados na criação das cenas com bastante precisão, e os cientistas conseguiram realizar simulações e determinar as posições das constelações e estrelas na época em que os desenhos foram feitos, assim como a época em que diversos eventos astronômicos aconteceram — confirmando que o posicionamento coincide com os registros deixados por nossos antepassados.

Segundo os pesquisadores, o estudo aponta que o homem já tinha um conhecimento bastante avançado da astronomia ao final da última Era do Gelo, e que, intelectualmente falando, nossos ancestrais não eram tão diferentes assim de nós. Ademais, conforme explicaram, as descobertas apoiam a teoria de que o nosso planeta foi palco de várias colisões catastróficas ao longo de sua história e durante o desenvolvimento da humanidade — e podem mudar forma como entendemos os antigos “homens das cavernas”. Fascinante, você não concorda?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: