
Estilo de vida
21/05/2021 às 11:02•2 min de leitura
A cantora Rita Lee foi diagnosticada com câncer no pulmão, conforme anunciou a artista em seu perfil no Instagram, nessa quinta-feira (20). Segundo ela, um tumor primário no pulmão esquerdo foi identificado durante exame de rotina e o tratamento, à base de imunoterapia e radioterapia, será iniciado.
Considerada um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é relacionada principalmente ao consumo de cigarro e outros produtos derivados do tabaco. A enfermidade também pode ser causada pela exposição passiva ao fumo, associada a vários outros problemas.
No caso da artista, trata-se de um tumor surgido no próprio órgão, ou seja, ele não se originou de uma metástase (formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra já existente). Por isso, é utilizado o termo “primário” para identificá-lo.
Em geral, os sinais do câncer de pulmão só aparecem com a doença em estágio avançado, dificultando a sua detecção precoce. No entanto, algumas pessoas podem apresentar os sintomas logo no início do quadro. Os mais comuns são:
Ao se disseminar para outros órgãos, a doença pode causar:
Os sintomas mencionados acima são muito parecidos aos de várias outras condições. Dessa forma, é essencial procurar o médico quando estes sinais surgirem, para que seja feito o diagnóstico corretamente e iniciada a terapia mais adequada para cada caso, imediatamente.
Identificada a doença, o tratamento do câncer de pulmão varia conforme o tipo de tumor e o estágio da doença. Ele pode envolver imunoterapia, quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, além do uso combinado dessas modalidades.
Tratamento radioterápico. (Fonte: EBC/Reprodução)
A equipe médica que cuida de Rita Lee optou por mesclar a imunoterapia e a radioterapia para tratá-la. Na primeira, usam-se células do sistema imune manipuladas geneticamente para combater os tumores. Já na segunda, são aplicadas radiações ionizantes para reduzir o tumor ou destruir as células restantes.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.