5 animais com capacidades totalmente incomuns

02/06/2022 às 10:002 min de leitura

Já dizia Charles Darwin que, na natureza, quem consegue se adaptar tem mais chances de sobrevivência. Por isso, nós temos exemplos maravilhosos de bichos que evoluíram e se adaptaram de forma quase inacreditável. Conheça 5 deles.

1. A estrutura óssea do pica-pau

(Fonte: Superinteressante)(Fonte: Superinteressante)

A característica mais conhecida do pica-pau é justamente a que dá o seu nome: ele é capaz de perfurar madeira com seu bico. Ele não apenas fura, mas consegue "catar" insetos e ovos que estão embaixo das cascas das árvores. E faz isso numa velocidade absurda, de até 24 km por hora.

Seria até estranho imaginar que essa capacidade não traria algum tipo de dano ao crânio e ao cérebro do bichinho. Por isso, a estrutura do pica-pau é projetada para ele suportar fortes impactos. 

Seu cérebro minúsculo e seu crânio denso absorvem o impacto de sua bicada. Além disso, o pica-pau tem um osso especial, chamada hioide, que funciona como um "cinto de segurança" do seu cérebro.

2. A cobra resistente a picadas

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Cobras que caçam outras cobras fogem de suas picadas, certo? Não no caso da cobra-real, uma espécie que se tornou altamente resistente ao veneno de suas colegas.

A cobra-real tem enzimas naturais capazes de quebrar as toxinas emitidas por outras cobras. Elas crescem até 1,8 metro e matam suas presas por constrição, ou seja, por um "abraço" de cobra que interrompe o fluxo sanguíneo de sua caça.

3. Por que o galo não é surdo?

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

O galo é famoso pelo canto que acorda todo mundo em uma fazenda. Ocorre que ele é também bastante alto: pode chegar a 100 decibéis, que é o mesmo volume do barulho de uma motosserra. Parece então difícil entender como os galos cantam todo dia e não ficam surdos.

Os cientistas acabaram descobrindo que os galos e as galinhas têm, em seu crânio, um tecido macio que cobre metade do seu tímpano. E quando um galo inclina a cabeça para cantar, este tecido cobre todo o espaço do ouvido, funcionando como um tampão natural. Além disso, estas aves conseguem regenerar as células de sua cóclea.

4. Os peixes com pulmões

(Fonte: InfoEscola)(Fonte: InfoEscola)

A maior parte dos peixes respira por guelras — por isso, eles não têm nenhuma chance de sobreviver fora d'água. Mas o peixe pulmonado tem um sistema respiratório muito avançado que possibilita que ele viva por anos sem estar debaixo da água.

O peixe pulmonado tem guelras e pulmões, o que significa que ele absorve o oxigênio do ar, igual os animais terrestres. Por isso, este animal consegue atravessar estações de seca sem morrer. 

Nestes casos, os peixes pulmonados se enterram no solo e espremem a lama pelas guelras. Ficam então com a boca de fora, para respirar, e também para se esconder de predadores. Conseguem ficar até quatro anos vivendo apenas da energia armazenada em sua cauda.

5. A viúva negra coordena o nascimento dos filhotes

(Fonte: Superinteressante)(Fonte: Superinteressante)

A aranha viúva negra tem a fama de matar o seu parceiro depois da cópula. Se ela não é uma esposa muito boa, não se pode dizer que ela não seja uma ótima mãe. 

Ao contrário da maioria das aranhas, que chocam seus ovos meio ao acaso, o que ocasiona os maiores comam os menores, a aranha viúva negra os protege. 

Ela cronometra seus ovos para que todos sejam chocados no mesmo tamanho e no mesmo grau de desenvolvimento. Assim, ninguém é mais velho que ninguém e todos têm a chance de sobreviver.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: