Síndrome da Pessoa Rígida: a doença que afeta Céline Dion

04/02/2024 às 19:322 min de leitura

A cantora Céline Dion, de 55 anos, foi diagnosticada com a chamada Síndrome da Pessoa Rígida, uma condição neurológica rara e incurável. Em sequência, ela também disse que pretende cancelar ou adiar dezenas de seus shows da turnê Courage World Tour.

O comunicado foi feito em um vídeo de cinco minutos postado no Instagram. "Eu venho lidando com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil enfrentar esses desafios e falar sobre tudo o que eu tenho passado", declarou. E quais são os sintomas da Síndrome da Pessoa Rígida? Entenda!

Doença rara e incurável

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A Síndrome da Pessoa Rígida (SPS) é um distúrbio neurológico crônico raro que causa rigidez muscular e, às vezes, até mesmo espasmos musculares intensos na região do tronco e dos membros. Isso afeta a postura do indivíduo, seu equilíbrio e a capacidade de usar certos músculos.

Na maioria dos casos, é uma doença que surge por conta de um componente autoimune, possivelmente sendo progressivo e doloroso. A SPS afeta os nervos da medula espinhal e os neurônios do cérebro que regulam o movimento. Logo, quando o sistema nervoso fica excessivamente agitado, ele pode enviar sinais demais aos músculos, enrijecendo-os ou causando espasmos.

Como Céline Dion atua em uma profissão que exige bastante do seu corpo e controle vocal, essa é uma condição que afeta diretamente sua performance. "Essa doença não me permite cantar do jeito que estou acostumada", disse em seu comunicado. Essa é uma síndrome que afeta as mulheres duas vezes mais do que os homens, podendo atingir pessoas de todas as idades — apesar de acontecer mais vezes entre pessoas de meia-idade

Sintomas e tratamento

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como dito anteriormente, a SPS causa rigidez muscular, dores nos músculos e espasmos, principalmente na região lombar e nas pernas. Em algumas pessoas, isso pode até mesmo gerar dificuldades para caminhar. Pessoas com sintomas não controlados podem precisar de andador ou cadeira de rodas para evitar maiores acidentes.

Algumas formas da doença podem afetar os músculos que controlam os olhos, fala, canto ou deglutição. A dor causada pela síndrome pode ser bastante debilitante, causando desconforto para os pacientes ficarem sentados ou deitados. Embora essa seja uma doença rara e não completamente compreendia, ela não costuma afetar longevidade na maioria dos casos. 

Quando os sintomas são bem controlados, os riscos de morte são basicamente zero e os pacientes podem viver uma vida relativamente normal. O diagnóstico pode  ser feito por exames neurológicos e neuromusculares, incluindo a eletromiografia. Como essa é uma doença que compartilha sintomas com a esclerose múltipla e várias distrofias musculares, esse não é um diagnóstico exatamente fácil. 

Embora a SPS não seja curável, ela pode ser gerenciada por meio da inserção de anticorpos para atenuar a resposta imune ou pelo uso de relaxantes musculares, anticonvulsionantes e analgésicos para quem sente muita dor.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: