
Ciência
23/03/2016 às 11:38•2 min de leitura
Nada mais é do que uma leve lesão traumática cerebral, que ocorre depois que você sofre alguma pancada na cabeça. Mas não se engane com o “leve”: isso é só um termo médico para dizer que a lesão não é fatal; porém, ela pode ter resultados muito mais graves do que aparenta.
Durante o impacto, seu cérebro vai chacoalhar dentro da caixa craniana, podendo gerar uma série de traumas, como o rompimento do tecido nervoso e inchaço.
O “computador” do seu corpo é bem gelatinoso e fica mergulhado em líquido cefalorraquidiano que o protege de quicar muito durante os impactos. Além disso, existem as meninges, que são membranas que revestem o sistema nervoso central e também servem de proteção.
As meninges se dividem em pia-máter, aracnoide e dura-máter
Geralmente, acidentes de trânsito, quedas e esportes mais violentos, como o boxe, podem resultar em uma concussão. Porém, até mesmo pancadas mais leves ou repetitivas podem causar lesões no seu cérebro.
Ela pode alterar temporariamente algumas funções do seu corpo, como a memória, a concentração e o equilíbrio. A concussão também pode causar náuseas, dores de cabeça, hipersensibilidade à luz e cansaço excessivo.
Existe! Em casos mais leves, o repouso é a melhor indicação. Você também deve evitar atividades que necessitem de muita concentração, como leitura, escrita, computador ou video games. Porém, é sempre importante que o tratamento seja dado por um neurologista após análise da gravidade da lesão.
Normalmente, não. Por serem danos cerebrais mais leves, o órgão deve se recuperar totalmente dentro de alguns dias. Porém, sintomas como epilepsia, tonturas, vertigens, perda de memória, dormências no corpo e dores de cabeça podem se tornar mais frequentes e precisam ter acompanhamento médico.
***
Você já teve uma concussão? Comente no Fórum do Mega Curioso