Artes/cultura
15/07/2021 às 09:30•2 min de leitura
Com relatos que remontam às antigas civilizações, a América Latina é um rico território cultural concebido por diferentes povos que, em diversos aspectos e segmentos, foram capazes de implementar seu comportamento, pensamento e modo de organização social.
E apesar dessa porção do continente americano hoje ser composta primordialmente de falantes das línguas românicas (português, espanhol e francês), suas histórias vão muito além e constituem umas das mais sólidas do planeta em relação à formação das cidades desde a época pré-colombiana.
Conheça abaixo as 5 cidades mais antigas da América Latina.
(Fonte: Segue Viagem / Reprodução)
Apesar de artefatos sugerirem presença humana por volta de 8000 a.C., os primeiros registros de habitação na cidade fazem relação com o povo Quitu, que ocupou a região em 800 a.C. Essa presença durou até meados do ano de 1500, quando incas conquistaram o território e deram início a uma guerra civil. O local posteriormente seria escolhido como capital do Equador.
(Fonte: Qual Viagem / Reprodução)
Fundada por volta de 500 d.C. pelo povo Cañari, Guapondeleg foi conquistada por incas e espanhóis. A cidade tornou-se Cuenca apenas em 1557, quando Andrés Hurtado de Mendoza, então vice-rei do Peru, ocupou definitivamente o local.
(Fonte: Wikipedia / Reprodução)
Abrigo do sítio arqueológico de Tula, Tula de Allende foi a capital real dos toltecas, povo pré-colombiano mesoamericano que dominou grande parte do México entre os séculos X e XII. Com o tempo, a cidade foi parcialmente destruída devido à invasão dos espanhóis e hoje exibe pedras esculpidas na forma dos antigos guerreiros.
(Fonte: Trip Advisor / Reprodução)
Izamal é um importante sítio arqueológico da civilização maia conhecido como a Cidade das Colinas. Fundada entre 750 a.C. e 200 a.C., a cidade foi continuamente liquidada até a Conquista Espanhola, tornando-se apenas uma pequena fração do que era antigamente.
(Fonte: Corazón de Puebla / Reprodução)
Cholula, a cidade mais antiga da América Latina, foi o berço da cultura olmeca, que se desenvolveu nas regiões tropicais do centro-sul do México durante o período pré-clássico (século III a século X). O local segue como um dos maiores centros turísticos do país graças à Grande Pirâmide de Cholula, construída no século I a.C., e marca a consolidação de um dos maiores centros mercantis e religiosos latino-americanos.