Seja o primeiro a compartilhar

As 5 cidades mais antigas da América Latina

Com relatos que remontam às antigas civilizações, a América Latina é um rico território cultural concebido por diferentes povos que, em diversos aspectos e segmentos, foram capazes de implementar seu comportamento, pensamento e modo de organização social.

E apesar dessa porção do continente americano hoje ser composta primordialmente de falantes das línguas românicas (português, espanhol e francês), suas histórias vão muito além e constituem umas das mais sólidas do planeta em relação à formação das cidades desde a época pré-colombiana.

Conheça abaixo as 5 cidades mais antigas da América Latina.

5. Quito, Equador (800 d.C.)

(Fonte: Segue Viagem / Reprodução)(Fonte: Segue Viagem / Reprodução)

Apesar de artefatos sugerirem presença humana por volta de 8000 a.C., os primeiros registros de habitação na cidade fazem relação com o povo Quitu, que ocupou a região em 800 a.C. Essa presença durou até meados do ano de 1500, quando incas conquistaram o território e deram início a uma guerra civil. O local posteriormente seria escolhido como capital do Equador.

4. Cuenca, Equador (500 d.C.)

(Fonte: Qual Viagem / Reprodução)(Fonte: Qual Viagem / Reprodução)

Fundada por volta de 500 d.C. pelo povo Cañari, Guapondeleg foi conquistada por incas e espanhóis. A cidade tornou-se Cuenca apenas em 1557, quando Andrés Hurtado de Mendoza, então vice-rei do Peru, ocupou definitivamente o local.

3. Tula de Allende, México (400 a.C.)

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Abrigo do sítio arqueológico de Tula, Tula de Allende foi a capital real dos toltecas, povo pré-colombiano mesoamericano que dominou grande parte do México entre os séculos X e XII. Com o tempo, a cidade foi parcialmente destruída devido à invasão dos espanhóis e hoje exibe pedras esculpidas na forma dos antigos guerreiros.

2. Izamal, México (750 a.C. - 200 a.C.)

(Fonte: Trip Advisor / Reprodução)(Fonte: Trip Advisor / Reprodução)

Izamal é um importante sítio arqueológico da civilização maia conhecido como a Cidade das Colinas. Fundada entre 750 a.C. e 200 a.C., a cidade foi continuamente liquidada até a Conquista Espanhola, tornando-se apenas uma pequena fração do que era antigamente.

1. Cholula, México (800 a.C. - 200 a.C.)

(Fonte: Corazón de Puebla / Reprodução)(Fonte: Corazón de Puebla / Reprodução)

Cholula, a cidade mais antiga da América Latina, foi o berço da cultura olmeca, que se desenvolveu nas regiões tropicais do centro-sul do México durante o período pré-clássico (século III a século X). O local segue como um dos maiores centros turísticos do país graças à Grande Pirâmide de Cholula, construída no século I a.C., e marca a consolidação de um dos maiores centros mercantis e religiosos latino-americanos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER