Você sabe por que brindamos antes de beber?

25/09/2021 às 12:002 min de leitura

"Arriba, abajo, al centro y adentro!"

Quem nunca brindou com amigos antes de tomar uma dose de tequila na balada (ai, que saudade!) ou qualquer bebida em comemorações diversas? O gesto de levantar os copos e batê-los uns nos outros parece um cumprimento — e foi mais ou menos por isso que ele foi criado.

A teoria mais aceita para a origem do brinde diz que, nos tempos mais remotos, as pessoas bebiam no mesmo recipiente. Quando o costume se tornou cada um ter o seu, bater os copinhos no centro da roda era uma forma de celebrar essa união.

A ideia de brindar antes de beber vem desde a antiguidade, quando as pessoas bebiam nos mesmos copos (Imagem: Freepik)A ideia de brindar antes de beber vem da Antiguidade, quando as pessoas bebiam no mesmo copo. (Fonte: Freepik)

E as batidinhas no balcão?

Além do brinde, algumas pessoas costumam bater o copo no balcão ou na mesa antes de levá-lo à boca, enquanto outras fazem mais um gesto com o copo, além do brinde em si, mas sem bater. Esses movimentos vêm da tradição de "deixar um gole para o santo". 

Antigamente (e até hoje, em alguns lugares), as pessoas literalmente derramavam um pouco da bebida no chão para deixar o "gole do santo". E o santo de cada um depende… mas diz a lenda que essa ideia surgiu na Antiguidade: o gole de bebida era despejado como forma de homenagear as pessoas queridas que estariam bebendo, mas já haviam morrido. A partir disso, o costume foi mudando para uma simples batida com o copo na mesa — uma forma de lembrar dos saudosos colegas sem desperdiçar bebida

Algumas pessoas costumam bater o copo no balcão antes de botar a bebida pra dentro — outra tradição da antiguidade (Imagem: Freepik)Algumas pessoas costumam bater o copo no balcão antes de botar a bebida pra dentro — outra tradição da Antiguidade. (Fonte: Freepik)

Outra teoria indica que a razão para esse costume não é tão mórbida: bater o copo na mesa ou fazer outro gesto com ele seria apenas uma forma de agradecer ao garçom que serviu a bebida. Uma terceira história diz que bater o copo na mesa é uma tradição irlandesa para afastar espíritos da bebida. 

De qualquer modo, mesmo que o garçom não entenda a batida de copo como agradecimento, o pessoal do bar vai curtir o chão mais limpo, sem o "gole do santo".

Você tem algum desses costumes? Conte para a gente nos comentários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: