Premier League: cocaína está aumentando a violência nos estádios

27/01/2022 às 13:002 min de leitura

Segundo uma reportagem publicada recentemente pelo jornal britânico, The Sun, a Premier League, liga de futebol profissional da Inglaterra, foi atingida por outra "pandemia", além do coronavírus: o aumento expressivo do uso de cocaína por parte dos torcedores durante os jogos. Como se isso já não fosse muito grave, o relatório divulgado pelo jornal também indicou que o consumo da droga está fazendo os torcedores ficarem mais violentos durante as partidas.

Uso de cocaína por torcedores tem potencializado brigas no futebol internacional. (Fonte: World Soccer Talk/ Reprodução)Uso de cocaína por torcedores tem potencializado brigas no futebol internacional. (Fonte: World Soccer Talk/ Reprodução)

A situação está tão complicada que as autoridades do país já consideram a cocaína nas arquibancadas como fator determinante para cenas de violência assistidas pelo mundo inteiro, a exemplo do que aconteceu na final da Euro 2020, em Wembley. Na ocasião, milhares de torcedores tentaram invadir o estádio para assistir à final, segundo um relatório da Federação Inglesa.

Cocaína por todos os lados

De acordo com o site Daily Nation Today, uma pesquisa descobriu que mais de 30% dos torcedores que vão aos estádios já testemunharam a entrada e/ou consumo de cocaína. Entre os entrevistados, 6% admitiram que a droga era para uso pessoal.

O The Sun destaca que todos os estádios investigados apresentaram resultados positivos nos testes da droga. Por exemplo, no estádio Emirates do Arsenal, traços da substância foram encontrados no banheiro. Já no Etihad Stadium, a casa do Manchester City, além dos sacos vazios também foi encontrado um pequeno pacote ainda com a droga no chão.

Medidas de contenção

Tanto a polícia quanto a imprensa temem que o aumento do consumo de cocaína nos estádios traga de volta o terror e as cenas de guerra dos dias de hooliganismo do futebol inglês da década de 1980. Apesar de toda essa preocupação, muito pouco está sendo feito para conter o problema.

Escalada da violência em estádios preocupa policiais europeias. (Fonte: University of Oxford/ Reprodução)Escalada da violência em estádios preocupa policiais europeus. (Fonte: University of Oxford/ Reprodução)

Alguns chefes de polícia defendem que torcedores pegos usando a droga sejam banidos dos jogos e que mais cães farejadores sejam usados, mas as próprias autoridades reconhecem que medidas como essas não são muito eficientes em jogos que chegam a atrair mais de 50 mil pessoas.

Todos os clubes de futebol condenaram o uso de cocaína nos estádios. O Arsenal disse que conta com cães farejadores do lado de fora das catracas, e que usa outras medidas de segurança antes de os torcedores entrarem na área do campo.

Também existe um apelo para que os clubes mudem ou instalem nos banheiros de seus estádios, superfícies especiais que dificultem a preparação da cocaína para a ingestão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: