6 ideologias políticas ou econômicas que você deve entender

24/02/2022 às 02:003 min de leitura

Ao longo dos anos, muitas ideologias políticas surgiram. Cada uma delas indicava qual a forma de governo, modelo econômico e valores morais deveriam ser seguidos pela sociedade. Especialmente após o fim da Primeira Guerra Mundial, muitas ideologias surgiram e passaram a travar embates no campo político, agitando as sociedades.

Concomitantemente a outros fatores, as ideologias políticas resultaram na Segunda Guerra Mundial, que colocou frente a frente regimes totalitários e democracias liberais. Essa é uma das razões que fez o século XX ser considerado o século das ideologias. Para te ajudar a saber um pouco mais, acompanhe esse artigo com 6 conceitos sobre ideologias políticas que você deve entender.

1. Democracia

(Fonte: BD)(Fonte: BD)

Democracia é um regime político em que o povo exerce a soberania. Existe uma série de princípios que orientam a democracia de forma a garantir respeito às liberdades e o cumprimento da vontade geral da população. Existem três tipos básicos de democracia: democracia direta, democracia representativa e democracia participativa.

A direta é a forma clássica de democracia exercida pelos atenienses: sem eleições para representantes, cada cidadão podia participar diretamente emitindo propostas legislativas e votando nas proposições de outros cidadãos. A representativa é mais comum em países republicanos: são regidas por constituições, em que os cidadãos elegem representantes para legislar e governar em seu nome. A participativa é uma mescla das anteriores: existem eleições, mas as decisões precisam ser tomadas por meio da participação e autorização popular.

2. Fascismo

(Fonte: Politize/Reprodução)(Fonte: Politize/Reprodução)

De complexa definição, o fascismo é uma ideologia política radical do espectro político da direita conservadora. Derivado do movimento fascista que surgiu na Itália no final da década de 1910, o fascismo é caracterizado pelo amplo controle do Estado e pelo autoritarismo.

Ao longo da história, o termo passou a ser usado para se referir, também, a outras versões mais extremadas, como o nazismo (Alemanha), o salazarismo (Portugal) e o franquismo (Espanha), por exemplo. O consenso é que todos defendem um sistema político unipartidário, o culto ao líder do partido, controle total do Estado, retórica populista, exaltação de valores tradicionais, desprezo pelos valores liberais e coletivistas, e ataque à política tradicional.

3. Comunismo

(Fonte: Ideias Radicais)(Fonte: Ideias Radicais)

Ideologia política e socioeconômica que pretende estabelecer uma sociedade igualitária por meio da abolição da propriedade privada, das classes sociais e do próprio Estado, o comunismo também busca a justiça igualitária entre os homens.

Karl Marx e Friedrich Engels, filósofos alemães, são apontados como precursores das formulações teóricas e doutrinárias do comunismo, mas as concepções e ideias de uma sociedade comunista remontam à Antiguidade clássica e Platão. Em sua obra A República, ele concebeu um modelo ideal de sociedade muito semelhante aos ideais comunistas.

4. Socialismo

(Fonte: La Alternativa Digital)(Fonte: La Alternativa Digital)

O socialismo é uma ideologia política e econômica surgida entre o fim do século XVIII e o início do século XIX. Organizada no princípio da igualdade, o socialismo emergiu como uma maneira de repensar o sistema capitalista que vigorava à época. Seus teóricos mais famosos são Karl Marx e Friedrich Engels.

No socialismo, o Estado é responsável pela produção e divisão de bens entre a sociedade. Neste sistema, não há competição e lucro, tampouco divisão de classes. A teoria da mais-valia, formulada por Marx e Engels, demonstrou que os trabalhadores não recebiam o equivalente ao valor das riquezas que produziam, o que geraria desigualdades e problemas sociais.

5. Capitalismo

(Fonte: Tribuna da Imprensa Livre)(Fonte: Tribuna da Imprensa Livre)

Sistema econômico e social que visa ao lucro e à acumulação das riquezas, o capitalismo é baseado na propriedade privada dos meios de produção e é o sistema predominante no mundo. O capitalismo é dividido em duas classes principais: os capitalistas, que detêm os meios de produção ou dos bens que podem gerar dinheiro, e os trabalhadores, que vendem sua mão de obra em troca de remuneração.

No capitalismo, o objetivo é a maximização dos lucros, reduzindo ao máximo os custos e elevando os preços dos produtos e/ou serviços. É estruturado em um mercado livre, com pouca ou nenhuma intervenção estatal, deixando que o valor das coisas varie conforme a lei da oferta e da demanda.

6. Anarquismo

(Fonte: Aventuras na História)(Fonte: Aventuras na História)

O anarquismo é uma ideologia política que possui o objetivo de acabar com o capitalismo e o Estado. O pensamento anarquista surge com o filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon, mas vai ganhar impulso com o russo Mikhail Bakunin.

Para esta ideologia, a propriedade privada é o maior motivo da desgraça humana e o Estado é somente um aparato de repressão, criado para controlar as pessoas e mantê-las presas à lógica capitalista. O princípio básico do anarquismo é a autogestão democrática da política. Ou seja, as leis são criadas e exercidas pela participação da população, sem governo, Estado, lideranças ou instituições econômicas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: