Ciência
29/01/2023 às 07:00•2 min de leitura
Fugu é uma palavra japonesa para baiacu que, por sua vez, serve para se referir a vários tipos de peixes, especialmente o baiacu tigre, considerado o mais apreciado e também o mais venenoso. O nome também é dado às refeições preparadas com esses peixes.
O que torna o fugu interessante é que a maioria dos baiacus contém uma poderosa neurotoxina chamada tetrodotoxina, que pode causar paralisia e, se uma quantidade de veneno significativa for ingerida, a morte.
(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)
Devido ao seu alto teor de veneno, a preparação do fugu é cuidadosamente regulada para garantir que muito pouco desse veneno permaneça na refeição. Apenas chefs especialmente licenciados e treinados podem preparar o prato no Japão e na Coreia do Sul. Alguns chefs também preparam receitas de baiacu na América, principalmente em Nova York.
O veneno do baiacu está contido nos ovários e órgãos, com a maior concentração de veneno no fígado. Portanto, os chefs que preparam fugu devem ter muito cuidado ao cortar o peixe, para evitar a introdução de qualquer parte das áreas venenosas na refeição.
No entanto, alguns chefs deixam uma quantidade muito pequena do veneno no preparo do fugu, o que causa formigamento na boca e nos lábios.
(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)
É importante notar que, apesar do risco potencial, muitas pessoas consideram o fugu uma iguaria deliciosa e procuram experimentá-lo. No entanto, é importante seguir as regulamentações e só consumir o prato preparado por chefs licenciados e treinados para garantir a segurança.
O baiacu pode ser encontrado em todo o mundo, mas apenas algumas dúzias das 120 espécies são preparadas para consumo humano. O peixe exótico é mais frequentemente servido no Japão como fugu sushi ou sashimi, mas não é incomum ver baiacu fugu em cardápios na China e na Coreia do Sul também.
(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)
O fugu é usado de várias maneiras em cozinhas diferentes. É geralmente apresentado como sashimi em fatias finas, mas também pode ser encontrado grelhado, ensopado e cozido em restaurantes sofisticados.
Para experimentar uma verdadeira degustação de fugu, é recomendável visitar um restaurante dirigido por um chef treinado na preparação do peixe. Vale lembrar que o fugu não pode ser comprado em mercados gourmet ou lojas de alimentos especializadas.
Em relação ao sabor, algumas pessoas afirmam que o fugu tem gosto de frango, mas os fãs do peixe argumentam que a carne branca e rica em proteínas tem um sabor diferenciado, cheio de umami e até um pouco de doçura.
O veneno dos órgãos do peixe fugu é cerca de 200 vezes mais mortal do que o cianeto. Devido a esses elementos, degustar fugu é bastante caro, variando entre US$ 100 e US$ 200, dependendo do restaurante e da localidade.
(Fonte:Shutterstock)
Os peixes e frutos-do-mar são uma excelente fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3, mas também podem conter contaminantes como mercúrio e bactérias. Para garantir uma dieta saudável e minimizar esses riscos, é importante seguir algumas recomendações gerais: