Sala secreta com desenhos de Michelangelo será aberta ao público

08/11/2023 às 03:002 min de leitura

Uma sala secreta contendo desenhos inéditos feitos por Michelangelo, em 1530, será aberta ao público pela primeira vez a partir do dia 15 de novembro em Florença, na Itália. O cômodo, no qual o famoso pintor renascentista ficou escondido durante dois meses, se localiza abaixo das Capelas Médici.

Apresentando as paredes cheias de figuras desenhadas com carvão e giz de cera cor de ferrugem, o local foi descoberto por acaso, em 1975. Na ocasião, o então diretor do Museu das Capelas Médici, Paollo Dal Poggetto, queria criar uma saída alternativa para o recinto.

Procurando um lugar para colocar a nova porta, ele descobriu um alçapão escondido sob um guarda-roupa, que levava a uma sala anteriormente utilizada para armazenar carvão. O espaço subterrâneo, que contava com apenas uma janela, havia sido fechado em 1955, mas deixou o chefe do museu curioso.

(Fonte: Museu do Bargello/Divulgação)(Fonte: Museu do Bargello/Divulgação)

Dal Poggetto decidiu limpar o espaço e remover o gesso que cobria as paredes, quando se deparou com uma agradável surpresa. A sala secreta estava coberta por dezenas de desenhos, atribuídos pelo especialista a Michelangelo, devido aos seus traços característicos, remetendo à obra da Capela Sistina.

Fugindo para sobreviver

O que Michelangelo fazia escondido na sala secreta, de 10 m de comprimento, 3 m de largura e 2,5 m de altura? De acordo com o ex-diretor do museu, o artista italiano utilizou o local como esconderijo, por volta de 1530, para escapar da sentença de morte ordenada pelo Papa Clemente VII.

Membro da família Médici, o então chefe da Igreja Católica estava furioso por causa da colaboração do pintor com o governo da república estabelecido em Florença, após o grupo poderoso ter sido expulso, em 1527. Com a retomada do controle da cidade pela família, Michelangelo foi considerado inimigo e condenado à morte.

(Fonte: Museu do Bargello/Divulgação)(Fonte: Museu do Bargello/Divulgação)

Dessa forma, precisou ficar escondido durante alguns meses, parte deles no quarto secreto. Ele teria aproveitado o tempo para esboçar seus futuros projetos nas paredes, incluindo rostos e mais partes de corpos que aparecem em outras obras de sua autoria, embora alguns estudiosos contestem tal possibilidade.

Passado o período em que corria risco de ser morto, Michelangelo obteve o perdão dos Médicis e finalmente conseguiu sair do confinamento, retomando seu trabalho em liberdade. O artista viveu em Florença até 1534, quando se mudou para Roma.

Quanto custa a visita?

O ingresso para conhecer a sala secreta com desenhos inéditos de Michelangelo em Florença custa 30 euros, o equivalente a R$ 156 pela cotação do dia. O bilhete inclui também a entrada ao Museu das Capelas Médici, mas vale ressaltar que as visitas são limitadas a 100 pessoas por semana.

A quantidade reduzida de visitantes é uma medida tomada para reduzir a exposição das obras à iluminação. As reservas estarão disponíveis até março de 2024.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: