Seja o primeiro a compartilhar

Rizz: o que significa a palavra do ano 2023 escolhida por Oxford?

A Oxford University Press (OUP) anunciou nesta segunda-feira (4) a escolha do termo rizz como a Palavra Oxford do Ano 2023. A gíria, bastante popular entre a geração Z, superou outras sete concorrentes, como a expressão swiftie, usada para definir os fãs da cantora Taylor Swift.

A lista inicial das palavras que estavam na disputa foi reduzida para as quatro finalistas após uma votação online com a participação de mais de 30 mil pessoas de todo o mundo. A seleção incluiu termos para “refletir o clima, o espírito ou as preocupações de 2023”, de acordo com a OUP.

Já a escolha final ficou a cargo dos lexicógrafos de Oxford, que optaram pelo termo massivamente usado nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde pode ser visto em inúmeras publicações. O vocábulo geralmente é citado em postagens relacionadas ao charme para atrair parceiros em potencial.

Tom Holland. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Tom Holland. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A palavra do ano 2023 escolhida por Oxford começou a ganhar destaque na internet após uma entrevista do ator Tom Holland, quando o intérprete do Homem Aranha foi questionado sobre o segredo do seu rizz para conquistar a namorada, Zendaya. Na ocasião, ele disse que “não tinha nenhum rizz”.

Qual o significado de rizz?

De acordo com o dicionário Oxford, rizz é um substantivo coloquial que pode ser definido como “estilo, charme ou atratividade; a capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual”. Especula-se que a expressão surgiu como abreviação da palavra charisma, ou "carisma" em tradução livre, tendo sido retirada da parte central desta.

Mas ela também pode ser usada como verbo, aparecendo em frases como to rizz up para representar as ações de atrair, seduzir ou conversar. A expansão para outras classes gramaticais é um indicativo de que a palavra tem se tornado mais proeminente no idioma, segundo a instituição britânica.

Rizz é uma gíria famosa nas redes sociais, principalmente no TikTok. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Rizz é uma gíria famosa nas redes sociais, principalmente no TikTok. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ainda conforme a OUP, a escolha de rizz como palavra do ano representa um exemplo de como a linguagem pode ser formada e compartilhada dentro de comunidades antes de ser adotada amplamente. Além disso, reforça o poder das gerações jovens no domínio e na definição da linguagem que utilizam.

Embora tenha ganhado notoriedade a partir da entrevista com o astro de Hollywood, rizz teria sido popularizada pelo streamer Kai Cenat, como explica a BBC. A personalidade do YouTube e da Twitch usava o termo com seus amigos.

Outras finalistas

Na disputa pelo prêmio de palavra do ano de Oxford, rizz superou a já citada expressão swiftie e outras seis concorrentes na lista inicial. A seleção era composta pelos termos de-influencing (algo como "desinfluenciando", a prática de desencorajar pessoas o materialismo exagerado por meio das redes sociais), beige flag ("bandeira bege", um traço de caráter que indica que um parceiro é chato ou sem originalidade), heat dome ("domo de calor", um sistema climático de alta pressão que perdura sobre uma área geográfica específica), prompt (uma instrução dada a um programa de inteligência artificial), parasocial (designando um relacionamento caracterizado pela sensação de intimidade unilateral e não correspondida sentida por um espectador) e situationship (um relacionamento romântico ou sexual que não é considerado formal ou estabelecido).

Ela agora se junta a globin mode e vax, eleitas pelos lexicógrafos de Oxford como as palavras do ano de 2022 e 2021, respectivamente.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.