Ciência
19/04/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 19/04/2024 às 12:00
Entre as criaturas presente na mitologia grega, o Minotauro está certamente entre as mais fascinantes. Com corpo humano e cabeça e cauda de touro, trata-se de uma criatura algo monstruosa e cheia de histórias.
Sua natureza mista, entre o humano e o selvagem, possibilitou que ele aparecesse em várias narrativas fascinantes.
Desde a sua concepção, a história do Minotauro é um tanto perturbadora. Ele era filho de um amor antinatural entre uma mulher e um touro. Tudo começou quando o rei Minos assumiu o trono de Creta, e rogou para que Poseidon enviasse um touro branco como sinal de aprovação de sua escolha. Em seguida, Minos deveria sacrificar o touro em homenagem a ele, mas ficou tão encantado com a beleza do animal que desistiu de fazer isso.
Por descumprir a promessa, a deusa Afrodite resolveu punir Minos e fez com que sua esposa, Pasífae, se apaixonasse pelo belo touro. Ela então pede para que o artesão Dédalo construa uma vaca de madeira para que ela se escondesse dentro dele, para copular com o touro branco. Desse cruzamento, nasce por fim o monstruoso Minotauro.
A criatura foi cuidada pela mãe durante a infância, que o chamou de Astério, que significa “senhor das estrelas”. Mas ele acabou se tornando feroz. Como não tinha fonte de alimento, o Minotauro começa a devorar homens para sobreviver. Minos então manda construir um gigantesco labirinto para abrigá-lo, e é lá que ele começa a viver, como se estivesse em uma prisão.
O herói ateniense Teseu, filho de Egeu, também é um personagem importante na história do Minotauro. Ao deixá-lo preso no labirinto, o rei Minos ordenou que os atenienses sacrificassem sete jovens e sete donzelas todo ano para que o Minotauro os devorasse.
Teseu então se oferece para se juntar ao grupo, mas seu plano era de matar a fera e retornar vitorioso. Ao chegar em Creta, ele conhece Ariadne, filha do rei Minos, que se apaixona por ele e se dispõe a ajudá-lo a escapar do labirinto.
Para isso, Ariadne usa um fio de linha: Teseu amarrou o fio na entrada do labirinto e percorreu os corredores enquanto procurava o Minotauro. Ele encontra finalmente o monstro e o mata, e consegue escapar graças ao fio de Ariadne.
Considera-se que a morte do Minotauro é um mito importante para a Grécia antiga. Alguns especialistas creem que o assassinato de Teseu pode simbolizar a libertação da Grécia antiga da Civilização Minoica, já que se acredita que, nesse tempo, as pessoas reverenciavam touros.
Há ainda uma interpretação de que a história do Minotauro tenha servido para representar as piores qualidades dos deuses, uma vez que ele só surge porque Poseidon, de forma meio orgulhosa, decidiu punir o rei Minos por um suposto desrespeito a ele.
Descubra como comportamentos moldam culturas e facilitam conexões globais
Após descobrir um jogo de tabuleiro peculiar no Irã em 1977, que data para 4 mil anos atrás, pesquisadores parecem ter compreendido como ele se joga.
Estátua de uma mulher usando uma coroa real tem gerado polêmica entre pesquisadores para saber se realmente é uma representação de Cleópatra.
Nova obra da Disney é um retrato fiel a história cultura polinésia e remonta tradições seculares da região.
Alguns produtos microdosados com princípio ativo psicodélico podem carregar substâncias nocivas desconhecidas.
Um dos mais importantes nomes do heavy metal, Dimebag Darrell foi assassinado no palco por um fã descontente com o fim da banda.
A cidade de Surat, que era o maior centro de lapidação do mundo, passou a negociá-los recentemente no maior complexo de escritórios do mundo.
A adaptação da antiga bandeira da independência, quando a Síria se libertou da França, seria o símbolo de uma nova libertação, desta vez da ditadura, segundo o HTS.
A catedral de Paris renasce após o incêndio que comoveu o mundo.