Esportes
19/04/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 19/04/2024 às 12:00
Entre as criaturas presente na mitologia grega, o Minotauro está certamente entre as mais fascinantes. Com corpo humano e cabeça e cauda de touro, trata-se de uma criatura algo monstruosa e cheia de histórias.
Sua natureza mista, entre o humano e o selvagem, possibilitou que ele aparecesse em várias narrativas fascinantes.
Desde a sua concepção, a história do Minotauro é um tanto perturbadora. Ele era filho de um amor antinatural entre uma mulher e um touro. Tudo começou quando o rei Minos assumiu o trono de Creta, e rogou para que Poseidon enviasse um touro branco como sinal de aprovação de sua escolha. Em seguida, Minos deveria sacrificar o touro em homenagem a ele, mas ficou tão encantado com a beleza do animal que desistiu de fazer isso.
Por descumprir a promessa, a deusa Afrodite resolveu punir Minos e fez com que sua esposa, Pasífae, se apaixonasse pelo belo touro. Ela então pede para que o artesão Dédalo construa uma vaca de madeira para que ela se escondesse dentro dele, para copular com o touro branco. Desse cruzamento, nasce por fim o monstruoso Minotauro.
A criatura foi cuidada pela mãe durante a infância, que o chamou de Astério, que significa “senhor das estrelas”. Mas ele acabou se tornando feroz. Como não tinha fonte de alimento, o Minotauro começa a devorar homens para sobreviver. Minos então manda construir um gigantesco labirinto para abrigá-lo, e é lá que ele começa a viver, como se estivesse em uma prisão.
O herói ateniense Teseu, filho de Egeu, também é um personagem importante na história do Minotauro. Ao deixá-lo preso no labirinto, o rei Minos ordenou que os atenienses sacrificassem sete jovens e sete donzelas todo ano para que o Minotauro os devorasse.
Teseu então se oferece para se juntar ao grupo, mas seu plano era de matar a fera e retornar vitorioso. Ao chegar em Creta, ele conhece Ariadne, filha do rei Minos, que se apaixona por ele e se dispõe a ajudá-lo a escapar do labirinto.
Para isso, Ariadne usa um fio de linha: Teseu amarrou o fio na entrada do labirinto e percorreu os corredores enquanto procurava o Minotauro. Ele encontra finalmente o monstro e o mata, e consegue escapar graças ao fio de Ariadne.
Considera-se que a morte do Minotauro é um mito importante para a Grécia antiga. Alguns especialistas creem que o assassinato de Teseu pode simbolizar a libertação da Grécia antiga da Civilização Minoica, já que se acredita que, nesse tempo, as pessoas reverenciavam touros.
Há ainda uma interpretação de que a história do Minotauro tenha servido para representar as piores qualidades dos deuses, uma vez que ele só surge porque Poseidon, de forma meio orgulhosa, decidiu punir o rei Minos por um suposto desrespeito a ele.