
Ciência
10/12/2018 às 07:30•2 min de leitura
Você sabia que foi no dia 10 de dezembro de 1901, isto é, há exatos 117 anos, que os primeiros Prêmios Nobel da História foram concedidos? A cerimônia aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e laureou personalidades e cientistas que conquistaram avanços nas áreas da Física, Química, Medicina, Literatura e Paz, e foi celebrada no 5º aniversário do falecimento de Alfred Nobel, inventor sueco responsável pela criação da dinamite e outros explosivos — itens que, ironicamente, não combinam muito com uma das categorias dos prêmios.
Enfim, Alfred acumulou uma vasta fortuna durante a sua vida e, em seu testamento, deixou a orientação de que o montante deveria ser colocado em um fundo e os rendimentos distribuídos anualmente na forma de prêmios a pessoas que, ao longo do ano anterior, tivessem se destacado em avanços para o benefício da humanidade. A seguir, você pode conferir uma seleção de curiosidades sobre as premiações e seus mais ilustres galardoados:
1 – Dizem que Alfred Nobel decidiu criar os prêmios depois de um jornal francês escrever seu obituário por engano (quem tinha morrido, na verdade, era seu irmão, Ludvig Nobel) e o chamar de “Mercador da Morte”, por conta de ele ter inventado a dinamite.
2 – Marie Curie é a única pessoa da História a receber dois Prêmios Nobel em duas áreas diferentes da Ciência, Química e Física.
3 – A última mulher a ser agraciada com um Nobel de Física foi Donna Strickland, em 1963, e teve que trabalhar de graça por boa parte de sua carreira.
4 – O prêmio em dinheiro que Albert Einstein recebeu quando foi laureado com o Nobel de Física, em 1921, foi todo para sua (então) esposa como parte do acordo que os dois fizeram em ocasião de seu divórcio.
5 – A primeira e única pessoa da História a recusar um Prêmio Nobel da Paz voluntariamente foi Le Duc Tho, o homem que ajudou a negociar o cessar fogo da Guerra do Vietnã. A recusa foi motivada pelo fato de os conflitos terem perdurado por um período após as negociações.
6 – Ainda sobre o Prêmio Nobel da Paz, Adolf Hitler chegou a ser nomeado para ser o galardoado de 1939.
7 – O inventor da (controversa) lobotomia, o neurologista português Antônio Egas Moniz, recebeu um Nobel de Fisiologia/Medicina em 1949 pelo desenvolvimento do controverso procedimento.
8 – Apesar de ter sido nomeado em 5 ocasiões diferentes, Mahatma Gandhi jamais foi agraciado com um Prêmio Nobel da Paz.
9 – Quando o físico dinamarquês Niels Bohr venceu o Nobel de Física em 1922, a cervejaria Carlsberg instalou uma tubulação até a casa do cientista e concedeu a ele um suprimento perpétuo de cerveja.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!