6 fatos sobre o umbigo que você provavelmente não conhecia

24/06/2021 às 09:303 min de leitura

O umbigo é uma parte do corpo e, como tal, ela faz parte do nosso dia a dia sem que a gente pare para pensar muito sobre ela. O umbigo apenas está ali, existindo, juntando sujeira e aparecendo quando a gente se estica ou tira o casaco e a camisa sobe junto. 

Mas, se a gente investigar um pouquinho melhor, há muitas coisas interessantes para falar sobre o umbigo. Para começar, você já parou para pensar que ele não é nada mais do que uma cicatriz? Afinal, ele fica onde um dia esteve o cordão umbilical que nos liga às nossas mães. Quando o cordão é cortado, sobra um pedacinho, que cai na primeira semana de vida do bebê e dá lugar ao umbigo. 

Depois dessa nova perspectiva que pode ter explodido sua mente (ou não), vamos à lista com outras X curiosidades sobre o umbigo que você provavelmente não conhecia.

1. Os médicos não podem escolher o formato do umbigo

Algumas pessoas tem o umbigo virado para dentro, outras para fora... Mas nada disso está relacionado ao modo como o obstetra corta o cordão umbilical, nem com nada que ele possa ter feito na hora do parto. 

O que determina a "direção" do seu umbigo é a quantidade de pele que existe entre a parede do abdômen e a ligação com o cordão umbilical. Pessoas com menos pele têm umbigos para dentro, o que corresponde a 90% da população. Já as pessoas com mais pele nessa ligação formam a cicatriz para fora. 

Há casos em que o umbigo para fora pode ser causado por uma hérnia intestinal. Em bebês, essa condição tende a reverter naturalmente antes dos dois anos de idade, mas alguns casos podem demandar cirurgia. 

Imagem: Wikimedia CommonsImagem: Wikimedia Commons

2. É possível fazer cirurgias estéticas no umbigo

Quem está insatisfeito com o formato ou o tamanho dessa parte do corpo pode recorrer aos cirurgiões plásticos e fazer uma onfaloplastia — esse é o nome dado às plásticas no umbigo. As técnicas envolvem a remoção de pele excessiva ou puxar um tanto da pele abdominal para chegar ao formato desejado. 

Imagem: Anna Shvets/PexelsImagem: Anna Shvets/Pexels

3. Tem gente que tem medo de umbigos

Falando em onfaloplastia, o prefixo "onfalo", do grego, também é usado para definir o medo irracional de umbigos: a onfalofobia. Essas pessoas sentem extremo desconforto quando essa parte do corpo é tocada ou até quando veem o umbigo de outra pessoa.

Esse medo pode estar relacionado com traumas de infância ou com a associação entre o umbigo e o cordão umbilical. De todo modo, a onfalofobia se tornou assunto na midia depois que a socialite Khloé Kardashian admitiu tê-la. 

Imagem: PeopleImagem: People

4. Há muitas bactérias nessa região

Talvez você não veja motivo para termos medo de umbigos, mas existem razões para ter nojo dele: há pele morta, células de gordura e milhares de bactérias. Um estudo de 2012 encontrou nada menos que 2368 tipos de microorganismos no umbigo de seus participantes. A verdade é que a presença dessas bactérias é normal e elas até ajudam nosso sistema imunológico. Mesmo assim, não esqueça de lavar seu umbigo!

Imagem: Ignacio Campo/UnsplashImagem: Ignacio Campo/Unsplash

5. A razão dos fios de roupa no umbigo

Sempre que vamos limpar o umbigo, é comum encontrar alguns fiozinhos de roupa, não é mesmo? A razão pela qual eles vão parar justamente ali são os cabelos que nascem nessa parte do corpo: eles estão dispostos em círculos concêntricos e acabam atuando como um funil para prender fiozinhos das roupas que usamos. Agora tudo faz sentido!

Imagem: Kindel Media/PexelsImagem: Kindel Media/Pexels

6. O umbigo também é cultura

Ao longo de milhares de anos, diferentes civilizações atribuíram significados diferentes para o umbigo: no hinduísmo, por exemplo, acredita-se que uma flor-de-lótus saiu do umbigo do deus Vishnu e de lá surgiu Brahma, o criador do universo. Em alguns lugares do Japão, essa parte do corpo é considerada onde a vida começa e há até um festival do umbigo na cidade de Shibukawa, no centro do país.

Já na cultura ocidental, o umbigo foi considerado por séculos uma parte central da sexualidade feminina. Por isso, até 1983, havia uma regra proibindo as redes de TV americanas a mostrar essa região. Isso foi um problema quando o canal NBC estreou a série Jeannie é um Gênio — afinal, as roupas de inspiração árabe usadas para o papel poderiam expor o umbigo da atriz Barbara Eden. 

Houve reuniões de cúpula com diversos executivos discutindo sobre o umbigo da atriz — o que é bem estranho, se você for parar pra pensar... —, mas, no fim das contas, foi criado um figurino que escondia a região. A proibição só foi revogada em 1983. 

The Conversation/ReproduçãoThe Conversation/Reprodução

Então, você já conhecia alguma dessas curiosidades sobre o umbigo? Qual delas você achou mais interessante? Deixe seu comentário abaixo!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: