Retrospectiva 2013: os maiores avanços da Ciência no ano

27/12/2013 às 11:513 min de leitura

O ano de 2013 foi palco de descobertas e avanços científicos incríveis, e muitos deles foram publicados aqui no Mega Curioso. Então, que tal relembrar algumas das notícias mais impactantes da Ciência com uma breve retrospectiva? Nós aqui da redação selecionamos 10 das mais significativas, as quais você pode conferir a seguir:

1 – Supervelocidade

Fonte da imagem: Reprodução/Universidade de Leicester

Um grupo de estudantes de física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, finalmente matou a curiosidades de milhares de fãs de filmes de ficção científica ao criar uma representação gráfica que mostra o que veríamos se pudéssemos ultrapassar a velocidade da luz.

2 – Fábrica de órgãos

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Durante o ano testemunhamos grandes avanços no sentido de criar estruturas funcionais a partir de células-tronco, e os cientistas já conseguiram produzir vários órgãos humanos — como pele, orelha, nariz e coração — em laboratório.

3 – Primata de 55 milhões de anos

Fonte da imagem: Reprodução/The Verge

O fóssil do primata mais antigo de que se tem notícia — com 55 milhões de anos — foi encontrado no leito de um lago na China e, segundo os cientistas que o encontraram, trata-se de uma espécie até então desconhecida que poderia explicar o surgimento dos humanos, grandes primatas e outros símios.

4 – Genoma ancestral

Fonte da imagem: pixabay

Uma equipe de cientistas dinamarqueses conseguiu decodificar o genoma mais antigo da História a partir do material obtido de um fóssil de cavalo de 700 mil anos.

5 – Guerra contra o HIV

Fonte da imagem: shutterstock

Entre novas vacinas, equipamentos para realização de diagnósticos e terapias inovadoras, em 2013 os avanços na busca de uma forma de aniquilar o HIV e encontrar uma maneira de curar os doentes foram gigantescos.

6 – Fast food sintético

Fonte da imagem: Reprodução/The Verge

Pesquisadores europeus desenvolveram — e inclusive ofereceram uma seção de degustação — o primeiro hambúrguer cultivado em laboratório do mundo, produzido a partir de células-tronco de bovinos.

7 – Gigante adormecido

Fonte da imagem: Reprodução/Phys.org

O maior vulcão do planeta — e um dos maiores do sistema solar inteiro! —, ocupando uma área superior a 310 mil quilômetros quadrados e medindo 3,5 quilômetros de altura foi descoberto submerso no Oceano Pacífico, ao leste do Japão. Por sorte, Tamu Massif (como é chamado) está inativo há 114 milhões de anos, e tomara que permaneça assim.

8 – Boa viagem, Voyager 1

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

Lançada ao espaço em 1977, a sonda espacial Voyager 1 foi o primeiro objeto construído pelo homem a deixar o sistema solar e alcançar o espaço interestelar.

9 – A água quente e o gelo

Fonte da imagem: shutterstock

Desde a antiguidade já se sabia que a água quente — por alguma razão misteriosa — congela mais rapidamente do que a fria, mas foi apenas este ano que cientistas de Cingapura apresentaram um estudo que finalmente parece solucionar essa questão.

10 – Regeneração

Fonte da imagem: shutterstock

Pesquisadores descobriram por acidente que o gene Lin28a — que fica ativo no início da vida, mas se torna inativo conforme os tecidos ficam mais maduros — é capaz de reprogramar as células somáticas humanas de forma que elas voltem ao seu estado embrionário. Essa descoberta permite o avanço nos estudos sobre a regeneração de membros amputados.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: