Os manguezais do Camboja e sua imensa diversidade selvagem

13/05/2024 às 08:002 min de leituraAtualizado em 13/05/2024 às 08:00

Assim como o Brasil, o Camboja é rico em biodiversidade, mesmo estando localizado praticamente do outro lado do planeta, no sudeste asiático. Essa riqueza é observada tanto pela ocorrência de animais mais conhecidos, mas também de espécies mais raras.

Nas águas, os recifes de corais da costa do Camboja foram destaque meses atrás, graças a um evento raro que proporcionou visão deslumbrante da ação da natureza: a desova dos corais. Mas nas áreas vegetais e de transição, o espetáculo continua.

E um novo estudo, conduzido ao longo de 2023, financiado pela organização ambiental Fauna & Flora, trouxe novas perspectivas sobre os manguezais e as complexidades que essa formação de transição apresenta por lá.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O santuário Peam Krasop e a reserva Koh Kapid, localizados no Camboja, foram alvos de um estudo importante. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Reunindo informações sobre espécies selvagens do Camboja

Conduzido no interior dos manguezais do Camboja, o estudo revelou a presença de mais de 700 espécies de animais selvagens. Para reunir todas essas informações, pesquisadores recorreram à instalação de 57 armadilhas fotográficas.

Apesar da equipe não ter avançado em áreas mais profundas do mangue — o que, por sinal, seria um feito consideravelmente difícil, dadas as limitações impostas pela natureza desse tipo de ambiente de transição —, eles conseguiram direcionar parte da investigação para algumas espécies, reunindo dados que servem de alerta.

Dentre as 150 aves identificadas, foi constatado que 15 delas constam na relação de animais ameaçados ou em risco de extinção. Outras variedades de vertebrados, como a lontra-de-nariz-peludo, que figura como a mais rara dentre as lontras, e o gato-pescador, um felino que ama nadar, foram observados por lá.

Inclusive, sem esse trabalho de investigação, não existiriam evidências da presença desse animal nessa porção do globo, em específico. Outras espécies já consideradas em risco de extinção, como o pangolim-malaio e o macaco de cauda longa, também foram avistados.

O gato pescador foi registrado pela equipe de pesquisadores que explorava o mangue. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O gato-pescador foi registrado pela equipe de pesquisadores que explorava o mangue. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Papel dos mangues para o planeta

Os mangues apresentam um papel crucial para o mundo animal, pois fornecem condições únicas para que a vida prospere, servindo como criadouro de muitas espécies. Ao mesmo tempo, os manguezais protegem os animais da ação humana, sendo muitas vezes chamados de santuários.

De forma geral, os mangues se apresentam em áreas costeiras, com plantas que prosperam tanto em águas doces quanto salobras. Durante a ação de tsunamis, eles também atenuam o efeito das ondas, evitando a destruição em massa de grandes áreas.

Essa formação ainda desempenha um papel ativo na absorção de gás carbônico, servindo como um dos pulmões do planeta e auxiliando na mitigação das mudanças climáticas. Mas no Camboja, cada vez mais, o avanço do desmatamento para o uso da terra ameaça o futuro dessa cobertura tão diversificada.

Os pesquisadores envolvidos nesse trabalho acreditam que ainda há muito mais a ser descoberto do interior das áreas vegetais. Mas, ao mesmo tempo, eles esperam que esses resultados compartilhados sejam úteis para incentivar ações de preservação ambiental, bem como para destacar o valor da região para o planeta.