Alimentos açucarados podem provocar perda de audição

30/07/2021 às 09:262 min de leitura

Você sabia que uma má alimentação pode provocar perda auditiva em seres humanos? Ao que tudo indica, quando não cuidamos muito do que comemos, nossa saúde é colocada muito mais em risco do que pensávamos. Portanto, é preciso ter cuidado.

Segundo um novo estudo desenvolvido pela médica Sharon Curhan e outros pesquisadores da Universidade de Harvard (Estados Unidos), a falta de uma dieta equilibrada pode causar perda auditiva, zumbido e tontura. Além da alimentação, o consumo excessivo de álcool e tabagismo também são perigosos.

Alimentação saudável

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

De acordo com os dados publicados no Journal of Nutrition, os pesquisadores analisaram a dieta e capacidade de quase 80 mil mulheres por mais de duas décadas. Nesse período, o estudo concluiu que pessoas com uma alimentação saudável possuem 30% menos chances de sofrer prejuízos na audição com o passar dos anos.

Para isso, os estudiosos compararam três tipos de menus diários ao redor do mundo, entre eles a dieta mediterrânea. Composta por grandes quantidades de azeitona, hortaliças, peixes e oleaginosas — além de poucas doses de doces e carne vermelha —, a dieta mediterrânea foi considerada a mais efetiva.

Na visão do ex-presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvio-Facial (ABORL-CCF), Fernando Ganança, o consumo excessivo de açúcar é um perigo para o ouvido. "O açúcar tem glicose e, em excesso, causa aumento da insulina, que tem uma função importante na regulação de íons presentes no ouvido interno. Se o indivíduo come grande quantidade de doces, chocolate, sorvete, bala, refrigerante, pode prejudicar sua saúde auditiva", afirmou. 

Diabetes e vícios

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A correlação entre o consumo de açúcar e perda auditiva ocorre, em partes, pela probabilidade de desenvolvimento de diabetes em pessoas com dietas desbalanceadas. Segundo um estudo produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Niigata, no Japão, essa doença também causa problemas auditivos, além de outras complicações.

Foram mais de 7 mil diabéticos e 12 mil não-diabéticos analisados. Posteriormente, o documento concluiu que quem sofre de diabetes possui 2,15 vezes mais chances de perder parcialmente a audição com o passar dos anos.

Nos casos de dependência química, como o tabagismo, esse problema é ainda maior. De acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pessoas que fumam pelo menos cinco cigarros por dia há mais de um ano têm quatro vezes mais chances de sofrer com zumbido no ouvido — considerado o primeiro sintoma da perda de audição. 



NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: