Chá de canela pode realmente causar um aborto?

09/04/2022 às 10:002 min de leitura

Mulheres grávidas costumam receber algumas recomendações de alimentos que devem evitar, como bebidas com cafeína e peixe cru. Alguns chás também são considerados inimigos das gestantes, e um dos mais conhecidos, nesse caso, é o chá de canela. Segundo a crença popular, ele seria capaz de causar abortos. Mas será que isto é verdade?

A crendice tem fundamento científico: o chá de canela tem a capacidade de interferir no ciclo menstrual. Como estimula a contração uterina, a canela pode adiantar a menstruação entre 1 e 2 dias. Por isso, há também a recomendação de ingestão para mulheres que estão com a menstruação atrasada.

De todo modo, os estudiosos ressaltam que estes resultados tendem a ocorrer apenas para quem o toma em grande quantidade e em versões muito concentradas, como os que são preparados a partir de óleos essenciais.

Quais são os componentes do chá de canela?

(Fonte: The Bossy Kitchen)(Fonte: The Bossy Kitchen)

O chá de canela possui vários ingredientes que trazem benefícios à saúde. Ele é rico em cromo, que favorece o controle glicêmico e, por isso, é recomendado a pessoas com diabetes ou que querem controlar o peso.

Outra substância presente na canela é a cumarina, um metabólico secundário encontrado em algumas plantas. Quando consumida em excesso, a cumarina pode comprometer a coagulação do sangue, favorecendo a ocorrência de hemorragias.

A canela ainda é rica em cálcio, manganês e ferro, nutrientes que atuam no tecido conjuntivo e têm função na prevenção do envelhecimento precoce.

Por que a canela pode induzir um aborto?

(Fonte: Healthline)(Fonte: Healthline)

Um dado importante é que a canela tem propriedades termogênicas. Isto quer dizer que ela aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de estimular a queima de gorduras e as contrações musculares — incluindo o útero.

Por favorecer essas contrações, a canela estimula a liberação do endométrio, que é a parede interna do útero que se solta mensalmente quando não há fecundação do óvulo, ocasionando na menstruação. Por conta disso, a canela também é considerada um emenagogo natural — nome dado às ervas que estimulam o fluxo sanguíneo na região pélvica e no útero. Estas substâncias costumam ser ingeridas por mulheres com ciclos menstruais desregulados. 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Há ainda associação da canela com abortos ocorridos em fase de pré-implantação, ou seja, antes de o embrião se "fixar" no útero. Por isso, para quem está tentando engravidar, não é uma boa ideia incluir este chá na dieta. 

Mas mais do que causar um aborto, o excesso do consumo de canela pode prejudicar uma grávida por conta da toxicidade. O exagero no consumo de cumarina tem efeitos tóxicos para o fígado, o que, certamente, é extremamente prejudicial para uma mulher que quer gerir uma criança.

No entanto, é importante lembrar que se fala aqui em altas quantidades da substância. Por isso, se você consumiu uma xícara de chá de canela e descobriu que está grávida, não há motivo para desespero.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: