Artes/cultura
28/06/2024 às 12:00•3 min de leituraAtualizado em 28/06/2024 às 12:00
Quando estamos com vinte e poucos anos, temos a certeza de que vivemos a plenitude de nossa juventude. Isso é verdade. Mas vale dizer que esse também um momento importante para ter um cuidado especial com a saúde, prevenindo o que vem pela frente.
No caso das mulheres, há algumas questões especiais que precisam ser consideradas, de acordo com os especialistas. Prepare então seu checklist e garanta que as próximas décadas sejam ótimas.
Na infância e juventude, costumamos fazer visitas periódicas ao pediatra. Mas, ao chegar na vida adulta, nem toda mulher procura um médico para chamar de seu e acompanhar a sua saúde ao longo da vida.
A cardiologista Stacey Rosen explica: "não há relacionamento mais importante além dos entes queridos do que aquele que você desenvolve com um médico. Estabelecer esses relacionamentos quando você é jovem e provavelmente saudável é a coisa mais importante que você pode fazer quando jovem", declarou ao portal da National Geographic.
Esse médico ou médica pode ser o ginecologista, o obstetra ou mesmo um clínico geral. Mas o importante é que seja um especialista que avalie o corpo todo, e não apenas a saúde íntima. “Procure um médico de sua confiança que saiba que todas as partes do seu corpo estão conectadas", afirma Rosen.
Também coloque na rotina a visita ao dentista e ao oftalmologista, para fazer exames e limpezas regulares e sempre monitorar a sua saúde ocular.
Autocuidado é um conceito amplo, e vai além dos hábitos de comer, dormir bem e fazer exercícios. Ele envolve, por exemplo, manter os seus exames sempre atualizados.
Dentre as doenças que têm um forte fator genético, estão o câncer (melanoma, colorretal, mama, ovário, pâncreas e outros) e o risco para diabetes, doenças cardíacas, doenças mentais e Alzheimer.
Aos vinte e poucos anos, pode ser que pareça cedo demais para se dedicar com afinco à atividade física. Mas isso é uma ilusão. E outra coisa: manter esse hábito não significa necessariamente se enfiar na academia todos os dias.
A recomendação é realizar pelo menos 150 minutos de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana. Mas foque um tempo para o treinamento de resistência ou a alguma outra atividade de fortalecimento muscular. A musculação, conforme dizem algumas pessoas, é uma "poupança" que se faz para a velhice.
Na juventude, é bem comum a gente pular algumas noites de sono, ao menos parcialmente. "As pessoas na faixa dos vinte e poucos anos têm a tendência de pensar que não precisam dormir”, diz Stacey Rosen.
Só que isso é extremamente arriscado. A razão é simples: os nossos hábitos de sono aos vinte anos quase sempre se tornam hábitos para toda a vida. Ou seja, manter desde cedo um sono de má qualidade é um “risco cardiovascular silencioso e tácito”, afirma a médica..
E, por fim, mas não menos importante: proteja desde cedo a sua pele. Todo mundo deveria aplicar um protetor solar de pelo menos FPS 30 sempre que tiver exposição direta à luz solar – o que inclui as vezes que estamos no carro, no transporte público ou mesmo no escritório.
Além de se prevenir quanto ao câncer de pele, essa prática também retarda o envelhecimento precoce. Para complementar o cuidado, é possível ainda aplicar todas as noites um creme de retinol (vitamina A), preservando ainda mais a juventude.