5 dos mais antigos jogos de tabuleiro da humanidade

17/05/2022 às 13:003 min de leitura

Jogos de tabuleiro estão na história da humanidade, nos entretendo e divertindo por mais de 5.000 anos. Ainda que a maioria dos jogos históricos não sejam mais praticados (muito mais porque não se sabem as regras do que por descaso), eles seguem sendo importante registro de nossos comportamentos sociais.

Muito antes de War ou Banco Imobiliário, tabuleiros reuniam as comunidades e as mais diferentes classes sociais, que faziam daqueles jogos parte importante de sua rotina. Apresentamos a você 5 deles, incluindo alguns praticados até os dias atuais. Confira.

1. Xadrez

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Pode parecer óbvio incluir o xadrez nessa lista, mas é que ele é um jogo de tabuleiro praticado até os dias atuais, que possui versões digitais e campeonatos internacionais muito populares. Sua data de criação aproximada é o ano 600 d.C., o que o torna um jovem se comparado a outros integrantes dessa nossa lista.

O consenso entre historiadores é que sua origem está na Índia, durante o Império Gupta, ainda que uma ala de pesquisadores defenda que, na realidade, tenha surgido na China. 

Originalmente, as peças refletiam quatro divisões das forças armadas, evoluindo na sequência para a forma moderna: peão, cavalo, bispo e torre, além de rei e rainha. Apesar da evolução com o tempo, suas regras atuais datam do século XV.

2. Mehen

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Com origem no Egito Antigo, por volta do ano 2700 a.C., o Mehen não é mais praticado na atualidade. Quando ainda ativo, esse jogo de tabuleiro era jogado por até 6 pessoas, sendo considerado por pesquisadores um dos primeiros do estilo feito para vários jogadores.

O tabuleiro possuía uma forma circular, com uma espécie de desenho de cobra enrolada, em referência ao próprio nome do jogo (Mehen é um deus-cobra). Como as regras são desconhecidas, acredita-se que era jogado com bolinhas semelhantes às de gude e peças feitas de martim em formato de leões e leoas.

3. Mahjong

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Como havia um jogo para Windows muito popular, o Mahjong é um jogo de tabuleiro relativamente conhecido do grande público. Praticado até os dias atuais, sua origem está na China, mas o consenso entre historiadores para por aí.

Isto porque há uma corrente que defende que o Mahjong é a evolução de um antigo jogo de tabuleiro milenar, enquanto outra parcela defende que teria surgido no século XVIII, durante a Dinastia Qing. Essa última acaba sendo mais aceita, já que não existem registros anteriores sobre sua existência.

O jogo lembra, em alguma medida, o dominó. Foi criado para ser jogado por quatro pessoas, que disputam a vitória da partida por meio de regras definidas previamente pelos adversários. As peças são decoradas com caracteres chineses, galhos e pontos de bambu, possuindo 144 unidades chamadas de pedras.

4. Gamão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O gamão é um jogo de tabuleiro originado na Pérsia, atual Irã, por volta do ano 3000 a.C., praticado até os dias atuais em partidas de no máximo duas pessoas. A data que tornou este um dos jogos mais antigos da humanidade foi confirmada recentemente, quando arqueólogos descobriram um tabuleiro em escavações feitas no Irã.

As regras do jogo mudam de acordo com o país em que é praticado, sendo que o primeiro relato de "regras básicas" que existem até hoje vem da época do Império Bizantino, na Grécia, no ano de 480 d.C.

5. Senet

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Mais um da lista com origem no Egito Antigo e com história milenar, o senet é um jogo de tabuleiro que também segue sendo praticado no mundo. É considerado o mais antigo jogo conhecido, com origem por volta de 3500 a.C., sendo feito, originalmente, de lajes retangulares de madeira, calcário ou cerâmica.

Dois jogadores disputam quem percorre o tabuleiro — composto de 30 quadrados — com todas suas peças primeiro. Ao invés de jogar dados para determinar quantas casas cada jogador andará a cada rodada, foi comum o uso de ossos e varetas. Era um jogo muito amado por Tutancâmon e pela rainha Nefertari.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: