Artes/cultura
25/05/2022 às 11:00•2 min de leitura
Jane Austen foi uma das escritoras mais importantes da Era Vitoriana. Nascida no dia 16 de dezembro de 1775, sua vida sempre esteve ligada à literatura e seus romances caíram no gosto de milhões de leitores ao longo dos anos. Apesar disso, seu nome só foi reconhecido após a sua prematura morte, no dia 18 de julho de 1817, aos 41 anos de idade.
Para celebrar sua obra, vamos relembrar 5 curiosidades sobre sua vida:
Retrato de Jane Austen na infância.
Austen publicou seu primeiro romance, Razão e Sensibilidade, em 1808, com 23 anos. Porém, sua carreira de escritora começou alguns anos antes. Quando tinha apenas 12 anos ela já demonstrava interesse pela escrita, com textos bem-humorados. Hoje, esses textos iniciais podem ser encontrados em uma compilação chamada Juvenilia. Já aos 16 anos de idade, Austen escreveu uma coleção de paródias de livros didáticos, que chamou de A História da Inglaterra... por uma historiadora parcial, preconceituosa e ignorante.
Durante a sua vida, Jane Austen publicou quatro romances: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Mansfield Park e Emma. Ela teve ainda outros dois romances publicados postumamente: A Abadia de Northanger e Persuasão. Porém, ao longa de sua vida, Austen também escreveu alguns contos, uma novela não finalizada, alguns poemas e uma peça de teatro. Sua família sempre apoiou seu trabalho, estimulando para que continuasse a escrever e a ajudando a publicar, tanto em vida quanto após sua morte.
Capa da primeira edição de 'Razão e Sensibilidade'.
A carreira literária foi considerada como uma atividade masculina por muito tempo. Ainda no século XX, muitas mulheres tiveram dificuldades para publicar seus livros. E a situação era ainda mais difícil na época de Jane Austen. Por esse motivo, seu primeiro romance, Razão e Sensibilidade, foi creditado a “Uma Dama”. Já os seus trabalhos posteriores foram creditados à “Autora de Razão e Sensibilidade”. Seu nome só foi aparecer nas capas dos livros após sua morte.
Charles Darwin era um dos grandes admiradores das obras de Jane Austen
George IV, o príncipe regente, foi um desses fãs, que sabia que Austen era a autora dos livros e chegou a conhecê-la pessoalmente. Na ocasião, o príncipe pediu para que ela dedicasse seu próximo romance, Emma, a ele, o que de fato aconteceu. Outros fãs ilustres são o naturalista Charles Darwin, que dizia conhecer as obras dela de cor, e a escritora Virginia Woolf, que comparou Austen com Shakespeare.
Na época de Austen, fazer cerveja em casa era um hábito comum e a escritora era especialista em fazer cerveja de abeto, produzida com melaço para um sabor um pouco mais adocicado. Além disso, Austen também sabia fazer hidromel, e chegou a lamentar certa vez, quando o mel estava em falta e sua família precisou economizar o estoque de hidromel que possuíam.
Homenagem para Jane Austen na parede do Poets' Corner na Abadia de Westminster, Londres.
Jane Austen morreu em 1817 aos 41 anos e a causa da morte é incerta. Acredita-se que ela sofria da doença de Addison, ou talvez o linfoma de Hodgkin, devido aos sintomas. Porém, em 2017, a Biblioteca Britânica apresentou uma teoria que sugeria que Austen foi acidentalmente envenenada por arsênico. Infelizmente é pouco provável que um dia tenhamos a resposta para este mistério, uma vez que sua irmã Cassandra queimou quase todas as cartas que recebeu para tentar preservar a privacidade de Jane após sua morte.