
Estilo de vida
25/05/2022 às 11:00•2 min de leitura
Jane Austen foi uma das escritoras mais importantes da Era Vitoriana. Nascida no dia 16 de dezembro de 1775, sua vida sempre esteve ligada à literatura e seus romances caíram no gosto de milhões de leitores ao longo dos anos. Apesar disso, seu nome só foi reconhecido após a sua prematura morte, no dia 18 de julho de 1817, aos 41 anos de idade.
Para celebrar sua obra, vamos relembrar 5 curiosidades sobre sua vida:
Retrato de Jane Austen na infância.
Austen publicou seu primeiro romance, Razão e Sensibilidade, em 1808, com 23 anos. Porém, sua carreira de escritora começou alguns anos antes. Quando tinha apenas 12 anos ela já demonstrava interesse pela escrita, com textos bem-humorados. Hoje, esses textos iniciais podem ser encontrados em uma compilação chamada Juvenilia. Já aos 16 anos de idade, Austen escreveu uma coleção de paródias de livros didáticos, que chamou de A História da Inglaterra... por uma historiadora parcial, preconceituosa e ignorante.
Durante a sua vida, Jane Austen publicou quatro romances: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Mansfield Park e Emma. Ela teve ainda outros dois romances publicados postumamente: A Abadia de Northanger e Persuasão. Porém, ao longa de sua vida, Austen também escreveu alguns contos, uma novela não finalizada, alguns poemas e uma peça de teatro. Sua família sempre apoiou seu trabalho, estimulando para que continuasse a escrever e a ajudando a publicar, tanto em vida quanto após sua morte.
Capa da primeira edição de 'Razão e Sensibilidade'.
A carreira literária foi considerada como uma atividade masculina por muito tempo. Ainda no século XX, muitas mulheres tiveram dificuldades para publicar seus livros. E a situação era ainda mais difícil na época de Jane Austen. Por esse motivo, seu primeiro romance, Razão e Sensibilidade, foi creditado a “Uma Dama”. Já os seus trabalhos posteriores foram creditados à “Autora de Razão e Sensibilidade”. Seu nome só foi aparecer nas capas dos livros após sua morte.
Charles Darwin era um dos grandes admiradores das obras de Jane Austen
George IV, o príncipe regente, foi um desses fãs, que sabia que Austen era a autora dos livros e chegou a conhecê-la pessoalmente. Na ocasião, o príncipe pediu para que ela dedicasse seu próximo romance, Emma, a ele, o que de fato aconteceu. Outros fãs ilustres são o naturalista Charles Darwin, que dizia conhecer as obras dela de cor, e a escritora Virginia Woolf, que comparou Austen com Shakespeare.
Na época de Austen, fazer cerveja em casa era um hábito comum e a escritora era especialista em fazer cerveja de abeto, produzida com melaço para um sabor um pouco mais adocicado. Além disso, Austen também sabia fazer hidromel, e chegou a lamentar certa vez, quando o mel estava em falta e sua família precisou economizar o estoque de hidromel que possuíam.
Homenagem para Jane Austen na parede do Poets' Corner na Abadia de Westminster, Londres.
Jane Austen morreu em 1817 aos 41 anos e a causa da morte é incerta. Acredita-se que ela sofria da doença de Addison, ou talvez o linfoma de Hodgkin, devido aos sintomas. Porém, em 2017, a Biblioteca Britânica apresentou uma teoria que sugeria que Austen foi acidentalmente envenenada por arsênico. Infelizmente é pouco provável que um dia tenhamos a resposta para este mistério, uma vez que sua irmã Cassandra queimou quase todas as cartas que recebeu para tentar preservar a privacidade de Jane após sua morte.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.