Os benefícios de comer 3 tâmaras por dia durante uma semana

30/06/2022 às 04:002 min de leitura

A tâmara, uma fruta originária da Ásia, é um alimento que pode trazer muitos benefícios à saúde. Além de deliciosa, a tâmara pode ser utilizada para melhorar aspectos da saúde óssea, digestiva, cardíaca, além de ajudar nos níveis de estresse e na perda de peso.

Vale notar que há vários tipos de tâmaras (cerca de 50), classificadas pela quantidade de umidade e de açúcar que possuem. Elas também são divididas em três categorias: secas, semi-secas e suculentas. As secas e semi-secas são mais fáceis de encontrar nos mercados brasileiros.

A mais recomendada para desfrutar de seus benefícios é a tâmara medjoul, também chamada de "rainha das tâmaras". Isto porque ela é fresca e não sofre nenhum processo industrial. Seu tamanho costuma ser três vezes maior que as de outros tipos.

Neste texto, contamos os benefícios ao seu organismo se você passar a ingerir 3 tâmaras por dia por pelo menos uma semana.

Melhoras no sistema digestivo e nos ossos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por ser uma fruta muito rica em fibras, as tâmaras ajudam muito no funcionamento do intestino, diminuindo o problema de prisão de ventre. E isto se dá também a médio prazo: é uma fruta que atua como prevenção a quem tendência a ter intestino preso.

Inclusive, um  estudo publicado no British Journal of Nutrition demonstrou que as pessoas que colocam tâmaras no cardápio têm um sistema digestivo muito melhor do que as que não as consomem.

Já o benefício aos ossos ocorre porque as tâmaras têm bastante boro, elemento essencial na saúde óssea. Elas contêm ainda os minerais fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que ajudam na prevenção da osteoporose.

Auxílio no combate ao estresse e à depressão

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

As tâmaras dão uma força também na saúde mental porque contêm vitamina B6, que ajuda o corpo a criar serotonina (que regula o humor) e norepinefrina (que combate o estresse). Por isso, aumentar a ingestão de vitamina B6 traz melhoras ao bem estar físico e mental.

Por ter também triptofano, que auxilia na liberação da serotonina e na melatonina, ela ajuda a regular o sono. Além disso, por ter uma quantidade alta de carboidratos e de açúcares, ela é uma boa fonte de energia, tornando-nos mais dispostos.

Auxiliam na perda de peso

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Ok, as tâmaras são calóricas: 100 gramas da fruta têm cerca de 282 calorias. Mas, ainda assim, ela pode ajudar a perder peso.

Isto acontece porque a fruta tem muita fibra, fazendo com que a gente se sinta saciado por mais tempo e evitando picos de glicose no sangue. A tâmara também pode fazer com que o metabolismo se acelere, queimando mais calorias.

Este benefício ocorre também porque a fruta contém muitos antioxidantes, como antocianinas, fenólicos e carotenoides. Todas estas substâncias ajudam o corpo a se livrar das toxinas e a acelerar o metabolismo, dando aquela mãozinha para quem quer emagrecer.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: