Esperteza: em qual país você poderia se aposentar mais cedo?

10/11/2015 às 11:225 min de leitura

Vai dizer que você nunca sonhou em se aposentar e poder usar todo o seu tempo livre para viajar, se dedicar ao seu hobby favorito ou para não fazer absolutamente nada! Pois, para os brasileiros que se aposentam por idade, esse dia só chega aos 65 anos para os homens e 60 para as mulheres, e em alguns países, o limite é ainda maior, podendo ser de 67 anos.

Por outro lado, também existem alguns felizardos pelo mundo que podem parar de trabalhar muito mais cedo — assim... até 10 anos antes do que nós! Quer saber quem são eles? Então, confira o ranking que nós aqui do Mega Curioso preparamos para você — com base em levantamentos realizados pelo portal Trading Economics — no qual revelamos quais são as idades com as quais as pessoas se aposentam pelo mundo..

Para os homens:

10° lugar – Empate

Idade: entre 66 e 67 anos.

Nos Estados Unidos, na Itália, Irlanda e em Portugal os homens se aposentam após completar 66 anos, e esses países estão entre as nações com as idades mais avançadas do mundo para que os trabalhadores possam receber o benefício. Além desses, temos ainda a Grécia, Noruega, Islândia e Israel, onde a idade mínima é de 67 anos.

9º lugar – Empate

Idade: 65 anos.

Um total de 27 países — de acordo com o levantamento do Trading Economics — tem idade mínima para a aposentadoria dos homens estabelecida aos 65 anos. Entre eles, como você sabe, está o Brasil, assim como a França, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, Finlândia, Alemanha, Espanha, Suíça, Reino Unido, Chile e a Suécia.

8º lugar – Empate

Idade: 64 anos.

Em diversos países da União Europeia, assim como na zona do euro, na Eslovênia, Bulgária e em Liechtenstein, a idade mínima para que os homens possam deixar de trabalhar é de 64 anos. No entanto, vale frisar que os búlgaros e os eslovenos só se aposentam depois dos 64,3 anos, e os habitantes de países que ficam na zona do euro e os da União Europeia, com pouco menos de 65.

7º lugar – Empate

Idade: 63 anos.

A Lituânia, a Armênia, o Azerbaijão, a Estônia, o Cazaquistão e o Tajiquistão empataram em sétimo lugar na nossa lista, com os homens conquistando o direito de se aposentar aos 63 anos de idade.

6º lugar – Empate

Idade: 62 anos.

A República Tcheca, Letônia, Malta, Moldávia, Arábia Saudita, Singapura, Eslováquia e o Turcomenistão dividem o sexto lugar na nossa lista, já que nesses países a idade mínima para que os homens possam se aposentar é de aproximadamente 62 anos.

5º lugar – Japão

Idade: 61 anos.

Até o ano de 2011, a idade mínima para que os trabalhadores no Japão pudessem se qualificar para receber suas pensões era de 60 anos. No entanto, desde 2013, vem ocorrendo um incremento de 4 meses por ano até 2025, quando o novo patamar será de 65 anos. Atualmente, a faixa etária é de 61 anos para que os japoneses possam se aposentar.

4º lugar – Empate

Idade: 60 anos.

Vários países dividem a quarta colocação da nossa lista, com os homens se classificando para poder se aposentar aos 60 anos de idade. São eles: Argélia, Belarus, China, Índia, Malásia, Mongólia, Rússia, África do Sul, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão e Vietnã.

3º lugar – Bangladesh

Idade: 59 anos.

Se você acha que se aposentar aos 59 anos já está de bom tamanho — comparando com a idade mínima do nosso país, que é de 65 anos —, saiba que até 2011, os homens de Bangladesh podiam começar a receber o benefício aos 57 anos.

2º lugar – Indonésia

Idade: 58 anos.

Hoje em dia, a idade com a qual os indonésios podem se aposentar é de 58 anos, mas ela costumava ser de 55 anos em 2010, aumentando gradualmente — para 56 entre 2012 e 2013 — até chegar ao patamar atual.

1º lugar – Coréia do Sul

Idade: 55 anos.

Tendo como vizinhos o Japão, a China e a Coréia do Norte, a Coréia do Sul é um país densamente povoado que conquistou sua independência após a Segunda Guerra Mundial. De lá para cá, a nação se tornou tecnologicamente avançada e viu sua economia florescer, e além de oferecer excelentes condições de vida aos habitantes, ela registra a menor idade do mundo para a aposentadoria: 55 aninhos.

Para as mulheres:

10º lugar – Empate

Idades: entre 63 e 67 anos.

Entre as trabalhadoras que se aposentam com mais idade no mundo, estão as mulheres que vivem em países da União Europeia e as armênias, que só podem desfrutar do benefício a partir dos 63 anos. A situação piora um pouco para as australianas, suíças e eslovenas, que só podem deixar de trabalhar depois dos 64.

Em um total de 15 países — entre eles a França, Alemanha, Canadá, Bélgica, Hungria, Chipre e Suécia —, a idade mínima para que as mulheres se aposentem é de 65 anos, subindo para 66 nos Estados Unidos, Portugal e Irlanda. Já as trabalhadoras que mais demoram para conquistar o benefício são as gregas, islandesas e norueguesas, que só podem se aposentar aos 67 anos.

9º lugar – Empate

Idade: 62 anos.

Em nona colocação na nossa lista temos Israel, Malta, Singapura, o Reino Unido, a Letônia e a Estônia, onde as mulheres podem se aposentar a partir dos 62 anos de idade. Contudo, no caso das britânicas, desde 2011, cada ano vem recebendo um incremento de seis meses, de forma que o limite mínimo passará a ser de 65 anos em 2018.

8º lugar – Empate

Idade: 61 anos.

A idade mínima para que as mulheres da Eslováquia, Croácia, Lituânia, Bulgária, República Tcheca e Japão, é de 61 anos. No entanto, as coisas devem mudar para as japonesas, tchecas, croatas e búlgaras, já que os limites serão gradativamente aumentados em seus países.

7º lugar – Empate

Idade: 60 anos.

De acordo com o levantamento realizado pelo pessoal do Trading Economics, em um total de 13 países — que incluem o Brasil, Áustria, Polônia, Albânia e a Índia — a idade mínima com a qual as mulheres podem se aposentar é de 60 anos.

6º lugar – Bangladesh

Idade: 59 anos.

Em Bangladesh, pelo menos no que diz respeito à idade mínima para se aposentar, homens e mulheres têm o mesmo direito, e podem fazer isso aos 59 anos.

5º lugar – Empate

Idade: 58 anos.

Na Indonésia, Turquia, Cazaquistão e Tajiquistão, as mulheres têm direito a se aposentar aos 58 anos, e só as indonésias fazem isso com a mesma idade que os homens do país.

4º lugar – Empate

Idade: 57 anos.

A Moldávia e o Turcomenistão dividem a quarta colocação na nossa lista, e os dois têm idades mínimas para a aposentadoria das mulheres estabelecidas em 57 anos. Só a título de comparação, os homens de ambos os países podem começar a receber o benefício aos 62 anos.

3º lugar – Ucrânia

Idade: 56 anos.

A idade mínima para que as ucranianas pudessem se aposentar costumava ser de 55 anos. No entanto, a partir de 2012, cada ano começou a receber um incremento de seis meses, e esse aumento gradual deve continuar até 2021, quando a idade será fixada em 60 anos — ou seja, a mesma com a qual os homens do país podem desfrutar do mesmo benefício.

2º lugar – Empate

Idade: 55 anos.

A Bielorrússia, Mongólia, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Uzbequistão e Vietnam, dividem o segundo lugar na nossa lista, com as trabalhadoras podendo se aposentar depois de cumprir os 55 anos de idade.

1º lugar – China

Idade: 50 anos.

Enquanto os homens se aposentam aos 60 anos na China, as mulheres podem começar a receber o benefício aos 50. No entanto, com a enorme população do país chegando a idades cada vez mais avançadas, existem planos de aumentar a faixa etária com a qual os chineses poderão deixar de trabalhar, sendo que a primeira medida que mulheres e homens se aposentem com a mesma idade.

O que você pretende fazer da vida depois de se aposentar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: